Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Janeiro de 2008 às 08:50

    Imprimir


O presidente da Comissão dos Jovens Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, Geandre Bucair, disse que o objetivo principal para 2008 será no sentido de ampliar a participação da comissão, sobretudo, na integração maior dos novos profissionais da advocacia. Segundo ele, os problemas são muitos a serem resolvidos e só com a participação maior de todos é que será possível vencer os obstáculos. “Além disso – ele informou – vamos dar continuidade ao trabalho de interação com outras comissões, como a dos Juizados Especiais, e também com a Escola Superior de Advocacia e Caixa dos Advogados”.

Geandre avalia que a Comissão registrou um grande avanço em 2007. Um dos pontos fundamentais foi a estruturação no interior do Estado. Agora nas subseções da OAB estão sendo montadas as subcomissões dos Jovens Advogados. Hoje existem coordenações da comissão nas cidades de Colíder, Tangará da Serra, Campo Novo dos Parecis, Alta Floresta e Rondonópolis. “Foram trabalhos intensos, de mobilização e conscientização” – frisou.

“Queremos discutir os problemas de quem está chegando como um todo” – explicou. Na busca da expansão dos trabalhos da comissão, foram realizadas diversas palestras pelo vice-presidente da Comissão dos Jovens Advogados, Antonio José Carvalho da Silva Filho. “Tivemos o apoio de todos os integrantes da comissão e, principalmente, da nossa diretoria, que não mediu esforços para o cumprimento das metas estabelecidas em cada uma das nossas reuniões ordinárias.

Além de expandir e interiorizar, a Comissão foi responsável ainda pela criação do Programa “Hábeas Data”, considerado fundamental em favor do jovem advogado. O “Habeas Data” consiste em garantir facilidades na aquisição de todos os produtos de papelaria destinado a equipar os escritórios de advocacia. A campanha contou com o apoio da Escola Superior de Advocacia e da Caixa de Advogados, que deram suporte à campanha. Geandre destacou que as parcerias fechadas com a Caixa dos Advogados e ESA permitiram facilitar o acesso do novo profissional ao mercado de aquisições e ampliação do conhecimento jurídico.

Bucair frisou que a luta para garantir espaços e melhoria das condições de trabalho para os jovens advogados foi o norteador das ações da Cojad. Ele lembrou que foi a partir de um pedido de providências da comissões que se deu solução para o que chamou de “vexatória” situação das filas no Fórum de Cuiabá. O membro Helmut Flávio Preza Daltro participou de diversas reuniões com a direção do Fórum e com o Tribunal de Defesa de Prerrogativas. A situação envolvia especialmente os estagiários. “São situações como essa que precisamos atuar, sempre buscando melhorias para o nosso segmento. Daí a necessidade de buscar uma participação maior de todos” – observou.

Este ano, a comissão esteve no Congresso Nacional dos Jovens Advogados realizado em Belo Horizonte – Minas Gerais. Na ocasião se discutiu, entre outros temas, a questão da chamada quebra da “cláusula de barreira” para os jovens advogados participarem da formação de conselhos e direção de Ordem. Posteriormente, o mesmo assunto foi discutido na reunião em Brasília na sede do Conselho Federal com a Comissão Nacional dos Advogados em início de Carreira e Colégio de Presidentes.

Em 2007, a Comissão de Jovens Advogados ainda atuou na realização do 1º Colóquio Jurídico Rumos e Ramos do Jovem Advogado e do Encontro Mato-grossense dos Estudantes de Direito. A comissão foi ainda representada na lançamento do Curso Revisão Jurídica no EMED e na feira empresarial do Centro UNIVAG. Esteve, porfim, no Curso Revisão Jurídica.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190576/visualizar/