Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 13 de Janeiro de 2008 às 17:00

    Imprimir


Bagdá, 13 jan (EFE) - Várias coalizões políticas iraquianas anunciaram hoje um "projeto nacional" para pôr fim ao sectarismo político no Governo do país e consolidar a reconciliação entre os diferentes grupos étnicos e religiosos do Iraque.

O anúncio foi feito pelo deputado Osama al-Nayifi, da Aliança Iraquiana (AI), xiita laica, em comunicado lido em entrevista coletiva concedida em Bagdá.

"O projeto tem o objetivo de preservar o processo político mediante a instauração de um Estado institucional e de direito, longe do fenômeno das estreitas alianças, para respaldar a reconciliação e ampliar a participação nacional", destacou o parlamentar.

Nayifi se referia à composição do atual Governo, cujos principais cargos foram distribuídos sobre a base dos principais grupos étnicos e religiosos do país: xiitas, sunitas e curdos.

Por outra parte, o deputado ressaltou a necessidade de que o orçamento deste ano destine fundos e recursos para concluir a formação de Forças Armadas profissionais e integradas por representantes de todos os segmentos da população.

Nesse sentido, Nayifi ressaltou que o novo Exército iraquiano precisa de treinamento e preparação que o capacite para manter a ordem e proteger o país.

Ele explicou que, uma vez que as Forças Armadas estiverem preparadas, já não haverá justificativa para a presença de tropas estrangeiras em território iraquiano.

O parlamentar revelou que o "projeto nacional" é respaldado por dez coalizões políticas, entre elas o Conselho do Dialogo Nacional, árabe sunita; a Aliança Iraquiana, xiita laica; o Partido Al Fadila, xiita confessional; a Corrente do clérigo radical xiita Moqtada al-Sadr, e a Conferência do Povo Iraquiano, sunita.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190625/visualizar/