Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 12 de Janeiro de 2008 às 22:37

    Imprimir


Lima, 12 jan (EFE) - O presidente do Peru, Alan García, disse hoje que a apresentação da solicitação perante a Corte Internacional de Haia pelo conflito marítimo entre o país e o Chile é um tema "absolutamente jurídico" e que é inconveniente falar de "armas e aspectos bélicos".

Segundo a agência oficial "Andina", García destacou que as relações entre Peru e Chile são "absolutamente pacíficas" e que, por isso, se recorrerá à Corte de Haia para resolver o problema fronteiriço.

"Não é muito conveniente falar de armas e aspectos bélicos. É um tema absolutamente jurídico", afirmou o chefe de Estado peruano, ao ser questionado sobre os anúncios de que o Chile destinará cerca de US$ 1 bilhão para a compra de armamento.

O presidente peruano minimizou ainda as declarações do ministro de Exteriores chileno, Alejandro Foxley, que afirmou que o Chile nunca cederia seu espaço marítimo, e ressaltou que a única coisa que interessa ao Peru é o que "a Corte de Haia vai dizer".

Para García, o conveniente é falar o menos possível sobre as posições de outras pessoas e "esperar com absoluta serenidade a Justiça da causa do Peru e o desenvolvimento do procedimento depois da denúncia", que ocorrerá nos próximos dias.

O chefe de Estado disse que para o Peru o importante é fortalecer as relações com o Chile e uma das melhores formas é "tornando judicial um tema de maneira moderna, democrática e civilizada".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190650/visualizar/