Polícia realiza mais de 40 operações em MT
Os Centros Integrados de Segurança e Cidadania (Cisc’s) e Delegacia Especializadas da região metropolitana de Cuiabá, realizaram no ano passado, 43 operações de repressão à atividades criminosas. No interior foram 68. As operações ajudaram a reduzir práticas delituosas em todo o Estado de Mato Grosso.
Na operação Pega Leve, deflagrada no mês de julho em Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, 12 pessoas foram presas acusadas de integrarem um esquema de roubo e furto de veículos, adulteração de documentos públicos e receptação. No total, foram expedidos 16 mandados de prisão e 14 de busca e apreensão. Dados estatísticos da Polícia Judiciária Civil revelaram que após a realização dessa operação o número de ocorrências caiu nos meses subseqüentes.
A operação Maria da Penha, realizada no mês de junho na cidade de Várzea Grande, cumpriu 13 mandados de prisões, dos 15 expedidos pela Justiça, de crimes contra os costumes e violência domésticam, estupro, atentado violento ao pudor e agressão contra mulheres. Já a operação Água Viva, ocorrida em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), apreendeu 3 toneladas de pescado ilegal e levou para prisão uma pessoa.
No interior a operação Ouro Verde, deflagrada pela regional de Juína, de repressão à exploração ilegal de madeira, prendeu 38 pessoas acusadas de homicídio, cárcere privado e posse ilegal de armas, no município de Colniza.
A regional de Várzea Grande deflagrou nove operações de combate aos crimes de tráfico de entorpecentes, roubo de veículos, violência doméstica, prostituição infantil, receptação de veículos, furtos e receptação de fios e peças de veículos. O saldo foi a apreensão de mais de 5 toneladas de sucatas, entorpecentes, armas, aparelhos eletrônicos e a prisão de 45 criminosos.
As atividades da Polícia Judiciária Civil na grande Cuiabá levou para prisão 4.503 criminosos e cumpriu 2.081 mandados de prisão. Em todo o estado foram 12.024 pessoas presas.
Operações nacionais
Sete operações nacionais foram desencadeadas em conjunto com as Polícias Civis de outros Estados e com a Polícia Federal. O foco as operações policiais foram o combate à exploração sexual infantil, cumprimento de mandado de prisão, tráfico de entorpecentes, crimes contra a administração pública, jogo do bicho, caça níquel e pirataria.
Comentários