Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 12 de Janeiro de 2008 às 08:32
Por: Creuza Medeiros

    Imprimir


Mato Grosso volta a ser destaque nacional por um bom projeto de escola pública. Dessa vez a boa notícia vem da Escola Estadual Nagib Saad, em Santo Antonio de Leverger.

O Projeto “Ações para o Futuro”, uma iniciativa das educadoras Rosilene Rodrigues Maruyama e Marilia Gonçalves de Araújo, será premiado pelo MEC na categoria estadual no III Prêmio Ciências no Ensino Médio 2007, em solenidade marcada para 18 de abril de 2008, durante a Conferência Nacional de Educação Básica e 2ª Feira Nacional de Ciências da Educação Básica, em Brasília.

A construção de uma horta com verduras e ervas medicinais foi a base principal do projeto ambiental. Dez minutos diários eram reservadas para a iniciativa na Escola Nagib Saad. O trabalho consistiu desde o plantio das verduras, a noções práticas de estudo de pragas e doenças, cuidados com ervas daninhas, entre outros aspectos. Com a premiação de R$ 25 mil, o mesmo projeto será implantado na Escola Santana do Taquaral.

Os alunos da região rural, que já tinham o hábito saudável de ingerir verduras e legumes, o aprimoraram. Mas a concepção do trabalho foi além. “Os alunos aprenderam a importância de cuidarmos do ambiente em que vivemos, pois a caça e a exploração da flora local vem ocorrendo há tempo sem critérios, assim como o destino do lixo produzido pela comunidade”, lembra uma das coordenadoras do Projeto “Ações para o Futuro”, Rosilene Rodrigues Maruyama.

“Nosso projeto nasceu da inquietude de educadores que têm como desafio na sua prática pedagógica “formar” tecnicamente, socialmente e humanamente seus alunos sob uma visão integrada com a natureza”, relata a professora Rosilene, no alto de sua experiência de educadora e terapeuta ocupacional.

Entre as pretensões de Rosilene para incrementar o projeto estão a produção de materiais de higiene e limpeza a partir das matérias-primas produzidas, a realização de passeios na trilha, teatros e visita aos canteiros de plantas medicinais.

A idéia provocou mudanças na comunidade escolar. “Como houve grande mobilização na localidade, houve casos de pais que voltaram a estudar após a implantação do projeto”, comemora a professora.

A transformação na vida dos estudantes foi confirmada por Damião Moraes de Souza, que acaba de concluir o 3º ano na Escola Estadual Nagib Saad. “Foi uma atitude inovadora da professora Rosilene que nos ensinou a necessidade de ingerir legumes e verduras no dia-a-dia, além de reforçar quanto é saudável comer alimentos orgânicos e a importância da valorização do meio ambiente”, elogia.

A coordenadora de Ensino Médio da Seduc, Ema Marta Dunck Cintra, comentou sobre a conquista. “Essa é a prova que o envolvimento do profissional e a criatividade são os ingredientes essenciais na construção de uma Educação pública de qualidade”, cita.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190735/visualizar/