Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Janeiro de 2008 às 22:00

    Imprimir


CARACAS - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse na sexta-feira que arriscará tudo em 2010, quando poderá convocar um referendo para emendar a Constituição e eliminar os limites à reeleição, aspiração que não conseguiu concretizar em dezembro passado.

Antecipando-se ao que poderia ser uma estratégia da oposição para tirá-lo do poder, Chávez disse que ele mesmo poderá convocar um referendo revogatório e simultaneamente consultar o povo sobre se quer que ele governe além de 2013, quando termina seu atual mandato.

"Até eu poderia convocá-lo, um referendo revogatório contra eu mesmo, mas duas perguntas eu faria. Primeira: 'Você está de acordo com que Hugo Chávez continue sendo presidente da Venezuela? Sim ou não?'. Segunda pergunta, com caráter vinculante: 'Você está de acordo em fazer uma pequena emenda na Constituição Bolivariana para permitir a reeleição indefinida?", disse Chávez em seu discurso anual ao Parlamento, dominado pela bancada governista.

A declaração foi fervorosamente aplaudida pelos deputados. "Uh, ah, Chávez não se vá", gritavam eles em coro.

Após sofrer sua primeira derrota eleitoral desde que foi eleito, em 1998, Chávez assegurou que dedicaria o ano de 2008 a rever e revigorar a sua "revolução socialista", substituindo seu agressivo discurso ideológico por um mais pragmático, com vistas às eleições regionais desde ano.

Em dezembro, a proposta de reforma constitucional que dava mais poderes ao presidente e acabava com o limite de mandatos foi rejeitada por estreita margem, num referendo com elevada abstenção.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190766/visualizar/