Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Janeiro de 2008 às 19:32

    Imprimir


CARACAS, 11 Jan 2008 (AFP) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, cuja proposta de reforma constitucional não foi aceita no referendo de 2 de dezembro passado, busca novas vias para garantir a reeleição indefinida, segundo adiantou nesta sexta-feira à Assembléia Nacional.

Chávez, que apresentou seu relatório anual de 2007, propôs aos deputados, majoritariamente da situação, que convoquem um referendo vinculado a uma emenda constitucional para que ele possa ser reeleito sem limite.

"Como tenho o poder de convocar referendos, se a oposição não convocar, convoco-o eu. Um referendo com duas perguntas: 'Você está de acordo com que Hugo Chávez continue sendo presidente?' e, com caráter vinculante, 'Você está de acordo em fazer uma pequena emenda à Constituição para permitir a reeleição indefinida?'", disse Chávez entre aplausos dos parlamentares.

Chávez foi submetido a um referendo revogatório em agosto de 2004, que ganhou com 5,8 milhões de votos (59%). Em seguida, em dezembro de 2006, foi reeleito presidente para o período 2007-2013 com 7,3 milhões de votos (63%).

A Constituição Bolivariana de 1999 introduziu a reeleição imediata uma só vez com períodos presidenciais de seis anos.

No ano passado, Chávez apresentou ao Parlamento venezuelano uma proposta de reforma constitucional que permitiria a reeleição presidencial ilimitada e que assentava as bases para um sistema socialista, mas o projeto foi rejeitado no referendo de dezembro passado por 4,5 milhões de votos (50,7%), no que foi seu primeiro revés eleitoral desde que assumiu o poder, em 1999.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190787/visualizar/