Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Janeiro de 2008 às 13:19

    Imprimir


Após uma crise que começou em 2005, o mercado da soja voltou a viver um bom momento. Em duas semanas seguidas neste mês, o grão bateu um recorde mundial, cotado a US$ 12,95. O melhor preço anterior é de 1973, quando foi de US$ 12,90.

"Isso se deve aos apertos nos estoques mundiais. O mundo está produzindo, neste ano, 5% a menos e o consumo está em 6% a mais", explica o analista de mercado Camilo Motter.

As altas nos preços internacionais animam os produtores brasileiros. O aumento nas exportações também. "Se continuar chovendo normalmente, acredito que a gente vai ter uma safra boa. Safra boa e preço bom significa agricultor feliz", comemora o agricultor Zeca Zardo.

A valorização dos preços de produtos como a soja e o milho produz reflexos que a dona de casa Rosemar Bebefrigo já percebeu na cozinha: o frango está ficando mais caro, o preço do óleo subiu e a carne está pesando mais no orçamento da família.

O milho, usado na ração dos frangos, só este ano quase triplicou o volume exportado. E a soja, base de um tipo de óleo de cozinha, está cada dia mais valorizada lá fora. Da janela, a dona de casa vê a soja crescer no campo da fazenda. "O ideal seria tirar da lavoura direto para a panela. Mas como não dá, depende de ir ao mercado", diz.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190861/visualizar/