Judiciário priorizará processos de conflitos agrários em Mato Grosso
A Vara Especializada em Direito Agrário, que será instalada em breve pelo Tribunal de Justiça, terá como meta promover a paz social e a segurança familiar no campo, dando maior agilidade no trâmite processual e maior segurança jurídica referente às decisões judiciais, decorrente da especialização do magistrado.
A criação desta vara especializada justifica-se pela enorme demanda de processos referentes a essa matéria em todo o Estado. Mato Grosso possui economia baseada na agricultura e pecuária, extensão territorial de 906 mil quilômetros quadrados e freqüentes registros de conflitos agrários.
Com competência estadual, a vara vai julgar processos referentes a litígios coletivos que envolvam a posse da terra. Para tanto, o magistrado terá acesso ao banco de dados do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com possibilidade de atualização constante das ações e forte impacto na agilidade processual.
Para melhor desempenho da Vara, o Tribunal de Justiça já firmou convênio com a Ouvidoria Agrária Nacional, instituição vinculada ao Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), que vai auxiliar o Poder Judiciário Estadual na estruturação física da vara especializada.
Comentários