Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Janeiro de 2008 às 16:38

    Imprimir


O Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (Imeq) continua realizando a fiscalização nas empresas que comercializam capacetes, de acordo com a Portaria do Imetro 392/2007 que regulamenta a certificação compulsória do produto (capacete de condutores e passageiros de motocicletas e similares).

O Imeq fará a fiscalização no comércio geral, e em todos os municípios programados para 2008. Quanto aos motociclistas a fiscalização é de competência do Batalhão de Trânsito.

A resolução tornou obrigatório que os capacetes ostentem uma das formas de identificação prevista no Regulamento de Avaliação de Conformidade, estabelecido pelo Inmetro, ou seja, que possuam um selo de identificação da conformidade colado no casco ou que possuam uma etiqueta com a logomarca do Inmetro costurada em sua parte têxtil.

De acordo com a Gerente Metrológico de Qualidade, Elaine Barros Prado, o motociclista que comprou o capacete com o selo, mas devido alguma situação foi danificado, o próprio tem que aguardar posicionamento do Denatran/Contran, fato que o Inmetro/Imeq não fornecerá novo selo. "Lembrando que o motociclista não deve tirar o selo de um capacete e colocar no outro", explica a Gerente.

Para a gerente, as novas regras de segurança para os capacetes provocou uma corrida dos motociclistas às lojas. "Portanto, o motoqueiro ao adquirir um produto novo esteja atento à marca de conformidade do Inmetro, pois assim estará adquirindo um produto de qualidade de acordo com NBR 7471/2001, e aos condutores de produto usado que não possua mais a Selo do Inmetro que aguardem o posicionamento dos órgãos de trânsito. E na hora da compra, o motoqueiro tem de certificar-se também da viseira e adesivo auto reflexivo", enfatiza. Outras informações podem ser obtidas pela Assessoria de Imprensa do Imeq.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/190993/visualizar/