Ford planeja fabricar novo carro popular
No mesmo dia em que a montadora indiana Tata Motors anunciou planos para construir um carro de US$ 2,5 mil (cerca de 4,3 mil), o jornal americano The New York Times noticiou que a Ford planeja aumentar em US$ 500 milhões seus investimentos na Índia para poder produzir um carro compacto para mercados em crescimento, como o Brasil, além de uma fábrica de motores no país asiático. A montadora americana não divulgou quanto custará este novo veículo.
Segundo o jornal, a Ford tenta reduzir a importância das vendas da América do Norte para a empresa, onde o mercado está retraído. A estratégia da montadora é aumentar a presença na Ásia, em regiões onde a venda de automóveis cresce muito acima da média mundial. A Índia, por exemplo, tem taxa de crescimento de vendas de carros de 20%, contra 3% da média global.
O aumento de investimentos na Índia segue outros anúncios da Ford de crescer o fluxo de recursos na China e Tailândia, feitos nos últimos seis meses.
A montadora americana vendeu 42 mil automóveis na Índia no seu último ano fiscal e, até 2010, planeja aumentar a produção no país para 200 mil carros por ano.
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