Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 08 de Janeiro de 2008 às 13:31
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


O ano de 2007 foi um ano de aprimoramento do conhecimento para 1.758 policiais da Polícia Judiciária Civil. Os policiais civis buscaram capacitação teórica, técnica e operacional, participando de cursos específicos da área policial, oferecidos pela Academia de Polícia (Acadepol), pela Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), através dos cursos online e de Polícia Comunitária; e ainda cursos proporcionados por meio de acordos de cooperação técnica entre órgãos do Governo do Estado. Os cursos buscam além da valorização do profissional civil de segurança pública, a qualificação dos policiais para atuarem no combate e prevenção à criminalidade, garantindo à população qualidade na prestação dos serviços.

A diretora adjunta da Polícia Civil, Thaís Camarinho, acredita que a formação dos servidores da Instituição, interfere de forma definitiva na missão policial, a qual deve ser contínua e aprimorada constantemente. “A capacitação e a reciclagem dos policiais reflete no trabalho investigativo da polícia. O conhecimento adquirido nos cursos passa a ser ferramentas que auxiliam nas investigações, apurações e repressão de atividades ilícitas”, ressalta Thaís Camarinho.

A Academia de Polícia Civil (Acadepol) capacitou e qualificou 1.131 profissionais de segurança pública (policiais civis, militares, agentes prisionais e outros). Destes, 758 foram policiais civis divididos entre delegados, escrivães e investigadores de polícia. Na contagem, estão 361 novos policiais que ingressaram na carreira policial.

Ao longo do ano passado a Academia ofereceu vagas para 18 cursos divididos nas áreas de Local de Crimes; Análise Criminal II (2 turmas); Desenvolvendo valores no cotidiano da Polícia Civil (4 turmas); Técnicas de Abordagem e Tiro com arma longa; Técnicas Operacionais Especializada em Inteligência; Técnicas de Identificação de Fraudes em Veículos e Documentos (2 turmas); Curso Básico de Inteligência e de Operadores de pistola Taser. Os cursos são realizados em por meio de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e órgãos do Governo do Estado.

Com a instalação da sede da Academia no bairro Osmar Cabral, a Instituição se tornou um grande complexo de capacitação policial, com salas climatizadas e equipadas com aparelhos de informática, laboratórios com computadores de última geração, refeitório, dormitórios e quadra de esporte.

Para a diretora da Acadepol, Beatriz de Fátima Figueiredo Rabel, o trabalho e os projetos desenvolvidos pela Academia é um conjunto de ações da Segurança Pública e o treinamento policial é uma atividade constante e obrigatória de todo profissional. “O policial precisa aprimorar suas habilidades e conhecimento, senão ele fica atrasado”, ressalta a diretora.

Cursos à distância – Cerca de 546 policiais Civis foram aprovados nos cursos virtuais oferecidos pelo Ministério da Justiça por meio do Projeto SEAT (Segurança e Educação ao Alcance de Todos), da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp). Os cursos são ministrados à distância por meio da internet e são oferecidos em diversas áreas, tais como: busca e apreensão; combate a lavagem de dinheiro; direitos humanos, mulher vítima de violência doméstica; tráfico de seres humanos; uso de informação na gestão de pessoas; local de crime: isolamento e prevenção; técnicas e tecnologias letais de atuação e gerenciamento de crise.

Agente Ambiental – Um termo de Cooperação Técnica entres as Secretárias de Estado do Meio Ambiente (Sema), de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Judiciária Civil, garantiu a capacitação 96 policiais civis para atuarem como agentes ambientais, multiplicadores da Política Estadual de Meio Ambiente, auxiliando a fiscalização e a educação ambiental, o combate às queimadas ilegais e à pesca predatória, o monitoramento da pesca amadora, a proteção da biodiversidade, a preservação das matas ciliares, rios e nascentes e o gerenciamento de resíduos sólidos. Os cursos foram ministrados em agosto por técnicos da Sema no Parque Massairo Okamura.

Taser - A Polícia Civil tem 13 policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), habilitados no curso de capacitação de arma não letal, pistola Taser e cinco preparados pela Academia Nacional de Polícia Federal no curso de “Segurança de Dignitários”.

Polícia Comunitária – Cento e sete policiais civis foram qualificados para atuarem como Promotor de Polícia Comunitária em Mato Grosso. Ao todo, a Polícia Comunitária capacitou no ano de 2007, 691 profissionais de segurança pública de diversos segmentos da sociedade civil em 20 turmas.

Seminários – Os policiais civis participaram ainda de seminários e palestras organizadas pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em parceria outros órgãos do Governo e a sociedade civil. Dentre os seminários está o “V Seminário de Violência e Segurança Pública em Mato Grosso”, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); o “Fórum Integrado de Segurança Pública da região do Médio Norte”, do Gabinete de Gestão Integrada da Sejusp e o “Seminário da Polícia Judiciária Civil sobre a violência contra a mulher”, organizado pela Delegacia de Defesa da Mulher.





Fonte: PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191349/visualizar/