Começa a maratona para a comprar de material escolar
Enquanto os funcionários terminam de arrumar as lojas, os pais começam a chegar e pesquisar. De cara querem saber o preço de cada item da lista. De acordo com a comerciante, Iara Nunes, as listas estão no mesmo valor que em 2007. Apesar do estoque abastecido, o movimento nas papelarias ainda é tímido, só deve ficar intenso uma semana antes do início das aulas, como acontece todos os anos.
O setor aposta no crescimento das vendas de 10%. Quem adianta a compra não encontra só os melhores produtos e lojas tranquilas, é possível conseguir um desconto e até esticar o pagamento. 'Depende do valor da compra, normalmente é em 4 vezes sem juros, sempre tem um chorinho' diz o comerciante Jairo Rodrigues.
Pesquisar para economizar
Pesquisar é o caminho mais seguro para economizar. A professora, Rita de Cássia gastou no ano passado mais de R$1 mil reais com o material escolar das duas filhas. Poderia ter sido mais se ela não usasse uma receita simples para ficar bem informada antes de sair de casa. Depois que passou a receber o orçamento por fax, Rita descobriu que o mesmo produto pode ser até o dobro mais caro dependendo da marca. " Economiza tempo e combustível também', Rita explica ainda que se o consumidor está disponível a andar procure sempre a qualidade com um bom preço, para que o professor não sofra com material ruim.
A professora ensina outra lição, como resistir a um pedido do filho, que é difícil de recusar. " Eu trago meus filhos na hora que estou fazendo epsquisa e ver o que os filhos querem, mas na hora de comprar, venho sozinha'. Rita diz ainda que na hora de comprar ela vai sozinha. Ela afirma ainda que as vezes é possível conciliar o pedido com o bolso.
Comentários