Nova Linha ferroviária pode chegar até Sorriso
A Baosteel Group Corporation, maior produtora chinesa de aço, está interessada em adquirir jazidas minerais da Bahia e investir nas infra-estruturas do estado brasileiro, disse Macauhub, fonte do governo estadual.
“A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) apresentou a responsáveis da Baosteel, que visitaram a Bahia, uma série de potenciais minerais que serão licitados e falou de projectos já em andamento no estado”, disse Antônio Celso Alves Pereira Filho, superintendente de Comércio e Serviços da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM), que participou da reunião.
Os representantes da Baosteel constataram que existem jazidas importantes próximas à operação que eles possuem actualmente no estado do Espírito Santo.
A empresa chinesa tem no estado vizinho uma "joint-venture" com a Companhia Vale do Rio Doce, no seu primeiro investimento em uma siderúrgica fora da China.
O superintendente da SICM disse à Macauhub que o grupo chinês, representado pelo vice-presidente mundial, Zhang Dianbo, e pelo vice-presidente da empresa no Brasil, João Zhao, mostrou-se animado também com projecto da linha ferroviária Oeste-Leste, cujas obras devem começar em 2009.
A linha ferroviária ligará a cidade de Barreiras, no noroeste baiano, ao litoral sudeste do estado, entre as cidades de Ilhéus e Itacaré. Posteriormente, o governo federal pretende estender a ferrovia até Sorriso, em Mato Grosso.
O grupo chinês Baosteel mostrou igualmente interesse no projecto do governo de construção de um novo porto na Bahia uma vez que os três grandes portos do estado - Salvador, Aratu e Ilhéus -, estão a operar perto de suas capacidades máximas.
O governo baiano anunciou que vai levar a concurso em Abril de 2008 as jazidas minerais do estado.
Comentários