Nortão: combate a hanseníase em 7 cidades é prioritário
Sete municípios do Nortão mato-grossense entraram na relação do Ministério da Saúde como prioritários para o combate da hanseníase, doença provocada pelo micróbio conhecido como Bacilo Hansen e que afeta a pele as céluas dos nervos, principalmente dos olhos, mãos e pele: Alta Floresta, Juara, Juína, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Sinop e Sorriso.
Em todo o Estado, o ministério definiu 15 cidades e aparecem na relação Barra do Garças, Nova Xavantina, Cáceres, Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis. Entre os fatores apontados para a ocorrência da doença está o grande fluxo migratório característico das regiões Centro-Oeste e Norte do país.
Campanhas para alertar a população sobre o combate à doença começam ser preparadas, e devem ser realizadas no próximo dia 27, no dia mundial de combate. Dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que Mato Grosso está em primeiro lugar em coeficiente de detecção de casos de hanseníase no Brasil e o terceiro maior número de casos novos.
Em 2006 foram 3.169 mil notificações, sendo 186 (5,87%) em crianças menores de 15 anos. Do total diagnosticado, 83% foram curados.
Algumas entidades já trabalham com a orientação da doença, como a Pastoral da Criança, que distribuiu cartilhas para líderes comunitários exporem as formas de prevenção da doença, controle, entre outras medidas.
Quanto mais cedo começar o tratamento menos seqüelas a doença pode deixar nos infectados.
Comentários