Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 05 de Janeiro de 2008 às 16:46

    Imprimir


Tbilisi - O presidente Mijail Saakashvili venceu "claramente" as eleições presidenciais antecipadas, que aconteceram hoje na Geórgia, segundo confirmou um porta-voz do governo. Pesquisas de boca-de-urna também possibilitaram que o chefe de governo foi reeleito com cerca de 52% dos votos.

De acordo com a Exit Polls-2008, levantamento encomendado por quatro redes de televisão locais, o candidato da oposição unificada, Levan Gachechiladze, dado como ganhador por outra pesquisa, teria obtido 28,5% dos votos.

A votação antecipada foi convocada pelo presidente Mikhail Saakashvili em novembro, após violentos protestos contra o governo, que levaram o líder da Geórgia a impor estado de emergência durante uma semana.

Saakashvili, advogado de 40 anos e fiel aliado dos EUA, era favorito para vencer a votação. Cerca de 3,3 milhões de eleitores foram convocados às urnas para escolher o novo chefe do Estado entre sete candidatos.

Além de escolher o chefe de Estado, os georgianos devem votar em plebiscitos sobre a entrada do país na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e sobre a convocação de eleições parlamentares para o segundo trimestre do ano.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191736/visualizar/