Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 05 de Janeiro de 2008 às 14:21

    Imprimir


Atoleiros, lama, pontes improvisadas. A caótica situação da estrada do róla, que liga Alto Paraguai ao Vale do Parí, tem deixado os moradores em situação difícil. E, levando-se em consideração a temporada de chuvas, o pior ainda está por vir. As famílias e os produtores rurais que precisam da estrada para escoar a produção ou trafegar estão desesperados, já que ficaram isolados do mundo.

Não é de hoje que a estrada do róla traz dor de cabeça aos moradores. O estudante William diz que, para percorrer 50 quilômetros da estrada, leva duas horas e meia. “É um absurdo. Nem carro traçado está passando, porque a estrada está muito esburacada, cheia de atoleiros e ainda com pontes que se tornam um perigo para as pessoas”, conta.

Segundo ele, um dos piores trechos se localiza próximo à entrada da Fazenda Guanandí. “O vão da ponte foi embora e colocamos um pranchão, que suporta apenas veículos pequenos. Carros maiores, e até caminhonetes, têm de passar, às vezes, dentro do próprio rio Parí”, recorda o estudante.

No ano passado os próprios fazendeiros se uniram e arrecadaram recursos suficientes para fazer um “tapa-buracos” na estrada. A ação, no entanto, foi apenas paliativa, já que para tornar a via transitável seria necessária a participação também do poder público. Atualmente a estrada do róla é o único meio de acesso para cerca de 200 famílias daquela localidade, inclusive os assentados pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (Mab).

A reportagem tentou entrar em contato com a prefeitura de Alto Paraguai, mas, devido ao feriado prolongado, não houve houve como saber quais são os planos para a recuperação da estrada. Enquanto isso os moradores continuam, como eles mesmos disseram, “isolados do mundo”.





Fonte: O Divisor

Comentários (1) Faça um comentário

  • Neuzavieira Maximiano
    Sto Benedito, Diamantino - MT
    pedimos incarecidamente que ajuden-nos pelo menos passando uma patrola ou algo que nos ajudem pois necissitamos muito da estrada a serra já esta pronta mas a estrada grande ainda não eu amo aqueles lugares mas não tenho como ir até lá

    Quarta - 06 de Maio de 2015 às 22:19h Responder

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191753/visualizar/