Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 03 de Janeiro de 2008 às 21:21

    Imprimir


Os moradores do Parque das Cerejeiras, na Zona Sul de São Paulo, convivem com o problema das enchentes há mais de 30 anos. Mas convivem também com o mecânico Juraci de Andrade, conhecido como um anjo da guarda na região. Tudo porque ele tem como instrumento de trabalho um pluviômetro que mede a intensidade da chuva e pode ajudar a prevenir inundações.

De sofisticado o equipamento não tem nada. Trata-se de uma garrafa plástica cortada na parte superior e com uma escala que indica a quantidade de água armazenada Dependendo da intensidade da chuva, o chamado para a Defesa Civil pode ser agilizado. Quando o nível passa de 50 mm, os moradores já ficam em alerta.

No bairro, as casas são protegidas com portas de aço e as entradas são cheias de obstáculos. Dona Maria Lorinda depende do aviso de Andrade para deixar seu imóvel na beira do barranco quando há emergência. “Eu vou para a casa de um vizinho”, contou ela.

A medição da água da chuva é recente no Parque das Cerejeiras. O mecânico agora vai anotar, todo o dia que chover, os dados numa planilha. Os números podem indicar lugares que precisam de obras urgentes. A Defesa Civil alerta que os acidentes em dias de temporal poderiam ser amenizados se as pessoas não jogassem tanto lixo nas ruas e encostas. “As pessoas têm de ter conscientização”, disse o técnico Pedro Lopes.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/191990/visualizar/