Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 01 de Janeiro de 2008 às 15:30

    Imprimir


Jerusalém, 1 jan (EFE).- O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, afirmou hoje que os postos de controle ou barreiras militares espalhados pela Cisjordânia provaram sua eficácia em matéria de segurança e que a maioria não vai ser suspensa.

O titular da pasta da Defesa e líder do Partido Trabalhista israelense fez as declarações em visita hoje a território cisjordaniano.

Barak expressou que "os métodos dos postos de controle foram aprovados" e que "não há como combater de forma eficaz o terrorismo se não houver um controle diário sobre a área".

Israelenses e palestinos iniciaram em dezembro último negociações de paz com o propósito de alcançar um tratado definitivo em 2008, para acabar com o conflito que os coloca em lados opostos há décadas.

Entre as principais reivindicações dos palestinos a Israel estão a adoção de medidas destinadas a aliviar o cotidiano da população na Cisjordânia, com a remoção das centenas de postos e barreiras militares que impedem a livre circulação de pessoas e veículos entre cidades e aldeias.

Sobre a questão, Barak esclareceu que Israel "trata de facilitar a vida dos palestinos mediante a abertura de postos de controle nas proximidades. Abrimos recentemente dezenas de postos menores e removemos dois dos 16 controles principais. Faremos outras poucas coisas para aliviar as vidas dos palestinos".

Em novembro passado uma ONG israelense revelou em um relatório que só dois dos 24 postos que Israel afirmava ter desmantelado recentemente foram de fato suspensos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192261/visualizar/