Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 31 de Dezembro de 2007 às 21:30

    Imprimir


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (DF) informou que 150.584 pessoas foram vacinadas durante a campanha preventiva contra a febre amarela. Iniciada no fim de semana, a campanha terminou nesta segunda-feira (31) – quando 16 mil pessoas foram imunizadas.

A campanha preventiva começou depois da suspeita de que macacos tenham morrido no DF contaminados pela doença, que é transmitida para humanos. O transmissor da febre amarela é o mosquito que também pode transmitir a dengue, o Aedes aegypti.

“Nós não temos o vírus da febre amarela circulando aqui. Adotamos uma medida preventiva e atingimos o percentual que esperávamos”, disse o subsecretário de Vigilância à Saúde do DF, Joaquim Carlos da Silva.

O subsecretário informou que, nesta terça-feira (1), os postos de saúde do DF estarão fechados. E ressaltou que, a partir de quarta-feira, (2) eles voltarão a funcionar normalmente. “Qualquer pessoa pode se dirigir a um posto. A partir de quarta voltaremos à rotina”, declarou.

Não há casos confirmados de febre amarela no DF. As medidas são preventivas, já que, desde a semana passada, 11 macacos foram encontrados mortos. Os animais servem como hospedeiros do vírus.

Neste fim de semana, dois macacos foram retirados de uma piscina no Lago Norte, bairro nobre de Brasília. Eles foram levados para o Instituto Adolph Lutz, em São Paulo. E só depois de análise será possível saber a causa da morte. O resultado dos exames deve sair em até 30 dias.

Parque reaberto

Joaquim Carlos da Silva informou também que o Parque da Água Mineral, um dos locais mais visitados de Brasília, será reaberto a partir de quarta-feira. Na última quinta-feira (27), foram encontrados dois macacos mortos no local com suspeita de terem sido contaminados pela febre amarela.

“Adotamos a medida para destruir o vetor, borrifamos a área ao redor do parque”, disse o subsecretário.

Ele ressaltou, no entanto, que os freqüentadores deverão levar os cartões de vacinação para garantir o acesso ao parque. “Ao entrar, o cidadão deve apresentar o cartão de vacinação”, lembrou.

Inseticida na Granja do Torto

Equipes da Vigilância Ambiental borrifaram inseticida em diversas áreas do DF, inclusive na residência oficial da Granja do Torto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar o réveillon na Granja do Torto, uma das residências oficiais da presidência, assim como fez no ano passado.

O local é cercado por vegetação nativa e fica próximo ao Parque Água Mineral.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192270/visualizar/