Recomendada vacina contra febre amarela a quem visitar Centro-Oeste
O secretário nacional adjunto de Vigilância em Saúde, Fabiano Pimenta, recomendou que ninguém viaje neste fim de ano ou nas férias para áreas de cachoeiras e de matas na Região Centro-Oeste sem vacina contra febre amarela.
"Se não estiver vacinado a recomendação é que não vá, porque estará poupando a sua vida", disse Pimenta, em entrevista à Agência Brasil. A vacina deve ser aplicada com dez dias de antecedência, período necessário para a imunização contra o vírus.
O secretário afirmou que a decisão de vacinar a população do Distrito Federal (DF) foi tomada preventivamente. Segundo ele, foi uma decisão conjunta entre Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do DF após uma avaliação de que a morte recente de seis macacos no setor habitacional da Arniqueira e no Parque Nacional de Brasília tem características semelhantes às de outros comprovadamente mortos pela doença no Piauí, Tocantins e Goiás.
A vacinação se dirige às pessoas que não foram imunizadas contra a febre amarela nos últimos dez anos. A Secretaria de Saúde Pública do Distrito Federal também iniciou, no entorno da cidade, o borrifo com veículos (fumacês) de veneno contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Comentários