Caem as mortes em conflitos entre palestinos e israelenses
As tropas de Israel mataram 373 palestinos em Gaza e na Cisjordânia em 2007, até 29 de dezembro, ante 657 mortes registradas no ano passado, segundo informe anual da B'Tselem.
Trinta e cinco por cento dos mortos não estavam envolvidos em hostilidades, contra mais da metade em 2006.
Os palestinos mataram sete civis israelenses --o menor número desde o início da revolta em 2000-- e seis soldados, segundo a entidade. Em 2006, os palestinos mataram 17 civis israelenses.
Apesar do menor número de mortes, o B'Tselem afirmou que o respeito aos direitos humanos tem piorado nos territórios palestinos devido aos bloqueios militares de Israel em Gaza, com o aumento do número de assentamentos judaicos na Cisjordânia, e também pelo aumento do número de palestinos detidos sem julgamento.
"Muito frequentemente, Israel falha em equilibrar apropriadamente suas necessidades de segurança com valores igualmente importantes, incluindo a proteção aos direitos dos palestinos sob seu controle", informou o comunicado.
O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, relançaram conversas para a paz em novembro e concordaram em tentar alcançar um acordo sobre o Estado palestino até o final de 2008.
Comentários