Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 29 de Dezembro de 2007 às 18:40

    Imprimir


Washington, 29 dez (EFE) - Os pré-candidatos republicanos e democratas à Presidência dos Estados Unidos participam neste fim de semana da última sondagem eleitoral em Iowa, estado no qual na próxima quinta-feira começa o longo caminho rumo à Casa Branca.

Com exceção do senador republicano John McCain, que passa o sábado em New Hampshire, os principais pré-presidenciáveis expõem hoje suas idéias em Iowa, um estado agrícola situado no centro do país.

As chamadas "caucus" de Iowa, reuniões dos grupos eleitorais locais que elegem o candidato, desempenham - junto com as primárias de New Hampshire, realizadas em 8 de janeiro - um importante papel, que dará o tom para o restante dos pleitos indicativos no país.

Com a corrida muito apertada a apenas cinco dias das eleições, os pré-candidatos insistem nos pontos fortes de suas campanhas.

A democrata Hillary Clinton valoriza sua experiência como senadora e primeira-dama, cargos que, em sua opinião, a dotaram com os meios necessários para enfrentar os desafios da Presidência.

Já seu rival, Barack Obama, empatado com Hillary nas últimas pesquisas de Iowa, se apresenta como o candidato da mudança, disposto a injetar ânimo no carregado ambiente político de Washington.

Seu calcanhar de Aquiles - a pouca experiência política - vem à tona freqüentemente, como na quinta-feira, após o assassinato da líder opositora paquistanesa Benazir Bhutto, quando Hillary ressaltou sua relação pessoal com a ex-primeira-ministra e Obama não teve nada a dizer sobre o assunto.

O senador de Illinois procura rebater estas críticas, ao afirmar que muitos governantes experientes levaram o país ao caminho errado.

John Edwards, o outro democrata que aparece nos primeiros lugares nas pesquisas de intenções de voto, surge como o defensor da classe média.

O ex-senador da Carolina do Norte denunciou esta semana um sistema político organizado por "um pequeno grupo de especuladores que venderam os Estados Unidos para satisfazer seu desejo egoísta de avareza e poder".

Sua mensagem parece ter repercutido bem entre os trabalhadores de baixa e média renda.

Desta forma, uma pesquisa conjunta do jornal "Los Angeles Times" e do canal de televisão "Bloomberg" publicada esta semana revelou que Edwards é a opção favorita entre os potenciais participantes dos "caucus" de Iowa cuja renda não passa de US$ 40 mil.

No lado republicano, os ex-governadores de Massachusetts, Mitt Romney, e de Arkansas, Mike Huckabee, mantêm uma disputa pela vitória em Iowa.

Romney tenta convencer os eleitores de que é o republicano com mais possibilidades de conquistar a Presidência, enquanto Huckabee, um pastor batista que se tornou um político conservador, tentou buscar o apoio da direita evangélica de Iowa.

O ex-prefeito nova-iorquino Rudolph Giuliani centrou grande parte de seus esforços em estados mais povoados como a Flórida, nos quais divulgou sua liderança durante os atentados de 2001 em Washington e Nova York.

Esse foi o argumento que usou hoje em um ato eleitoral em Iowa, no qual alertou que a principal ameaça aos EUA é o fundamentalismo radical islâmico, daí a necessidade de reforçar os sistemas de segurança nacional do país, disse.

Enquanto isso, o senador John McCain, o republicano mais veterano junto com Ron Paul, afirma ser ele, e não Giuliani, o mais preparado para garantir a segurança americana.

Esses e outros argumentos serão analisados pelos eleitores de Iowa quando se reunirem na quinta-feira para decidir quem é o pré-candidato de cada partido com mais possibilidades de se tornar o 44º presidente dos Estados Unidos.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192412/visualizar/