Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 29 de Dezembro de 2007 às 11:15
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Mais de 1,2 mil trabalhadores já foram qualificados em Mato Grosso através do projeto Parceria Rural Pecuária. Este é o retrato atual do projeto, que iniciou em 2004 e desenvolve hoje os cursos de vaqueiro e doma racional. Só este ano, o programa atendeu os municípios de Brasnorte, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Poconé, Rondonópolis, Jauru, Marcelândia, Barra do Garças, Campo Verde, Araputanga, Alta Floresta, Aripuanã, Cotriguaçu, Juína, Matupá, Comodoro e Castanheira.

Com o curso de vaqueiro o intuito do Governo do Estado é capacitar trabalhadores do campo, aqueles que atuam ou pretendem atuar em propriedades rurais, desenvolvendo atividades exclusivas da pecuária. Para isso, o treinamento inclui aulas práticas e teóricas, sobre noções de ética, cidadania, artesanato em couro, manejo de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação e rastreabilidade.

“São mais de 10 dias que os alunos ficam em fazendas, vivendo o dia-a-dia de trabalho de um vaqueiro. Quando ficam sabendo dos trabalhadores qualificados, os pecuaristas da região fazem questão de empregar essas pessoas, já que ainda falta mão-de-obra especializada nesta área”, destacou o coordenador do projeto, José de Abreu.

O curso não é restrito apenas aos homens e já conquistou as mulheres. A aluna Rosinete Costa de Oliveira, de 21 anos, foi uma das alunas do curso este ano, em Poconé, e destacou que o treinamento auxiliou muito nas atividades que ela desenvolve na pequena propriedade onde reside. “Sempre morei em chácara e ajudo meu pai com as tarefas diárias, mas desconhecia várias técnicas que foram apresentadas durante o curso. Acredito que vou contribuir bastante para o desenvolvimento da chácara onde moro e melhorar a renda da minha família”.

“Provamos que esta profissão não é exclusiva dos homens, as mulheres também podem se destacar e ser excelentes vaqueiras”, afirmou Juliene Inocência de Jesus, de 22 anos, que também foi aluna do treinamento em Poconé.

Já o curso de doma racional, incorporado ao projeto em 2006, veio para substituir o método de doma antigo, quando ainda utilizava-se a violência para amansar animais. A doma racional é baseada na confiança, usando apenas como recurso a voz e algumas ferramentas, como lonas e cordas. O instrutor das aulas é o renomado Francisco Almir Bezerra (Mimi), domador conhecido nacionalmente e internacionalmente por suas técnicas inovadoras de domar cavalos através de um método totalmente suave.

“A doma racional traz uma série de vantagens no trabalho de um vaqueiro. Um animal manso, domesticado com tranqüilidade, desenvolve melhor suas atividades, corre menor risco de acidentes, além de tornar-se mais confiável”, comentou José de Abreu.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192435/visualizar/