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Cermac comemora os avanços alcançados durante o ano de 2007
O Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidade (Cermac), unidade desconcentrada da Secretaria de Estado de Saúde (SES) realizou, durante o ano de 2007, uma média de 49.654 consultas médicas especializadas e 47.248 consultas de outros profissionais da área médica (nutricionistas, psicólogos e outros), 64.596 procedimentos ambulatoriais, perfazendo um total de 161.498 entre consultas e procedimentos. "Nossa meta é avançar, no próximo ano, não somente através da criação de novos serviços de referência em todo o Estado como também ofertar serviços de qualidade e resolutividade", comentou a diretora geral do Cermac, Norma Carolina Silveira.
Um exemplo de novos serviços implantados em 2007 é o núcleo de referência para Micobactéria de Crescimento Rápido - MBCR, responsável pela identificação e tratamento das infecções hospitalares. Este serviço já notificou 39 casos desde a sua abertura.
Até o final de dezembro estará sendo concluída, também, a obra do novo Ambulatório de Dermatologia Sanitária. Norma Carolina destaca ainda a reforma do Ambulatório de Pneumologia e do setor do Almoxarifado. "Podemos destacar também a Reforma Administrativa realizada em 2007, com objetivo de efetivar a competência deste Centro de Gestão Estadual frente ao Pacto pela Saúde, além de rever a capacidade instalada em decorrência da descentralização de alguns serviços de competência da esfera municipal", destacou a diretora.
ONCOLOGIA - De acordo com a diretora do Cermac, um serviço que alcançou grandes resultados com experiências de sucesso obtidas no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde no âmbito do Cermac, foi o Ambulatório de Referência Estadual de Oncologia para diagnóstico do Câncer. Criado desde setembro de 2003, o ambulatório atende hoje as especialidades do Câncer de Mama, de Pele e da Próstata.
Segundo a gerente do Ambulatório, Márcia Rossana Koeche da Silva, o atendimento no Ambulatório de Oncologia passa por três instâncias. Primeiramente o paciente é atendido na rede básica de saúde onde com o surgimento de alguma suspeita é encaminhado ao diagnóstico referencial com a realização de exames complementares e de maior complexidade que é a biopsia. Se após o diagnóstico for notificado algum tipo de câncer, o paciente é encaminhado para a atenção terciária para o tratamento especializado. "Em todo o Estado temos 06 hospitais conveniados, sendo eles o Hospital do Câncer, Santa Casa Misericórdia, Instituto de Tratamento do Câncer, Hospital Geral, Centro de Oncologia de Cuiabá e Nutec. No caso de diagnóstico negativo, o paciente é orientado a retornar para a unidade básica de saúde para acompanhamento em caráter preventivo", explicou a gerente do Cermac.
A rotina de atendimento do Ambulatório de Oncologia do Cermac é realizada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos oncologistas, mastologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. "Todo atendimento é amparado pelos serviços oferecidos pelo Estado para dar o apoio necessário para cada caso agilizando o diagnóstico precoce. A estrutura do Cermac favorece na agilidade do atendimento garantindo em 100% na resolutividade dos resultados esperados", salientou Márcia Koeche. Durante o ano de 2007, somente o ambulatório de oncologia obteve um resultado de 10.705 atendimentos.
Fernanda Camargo Nogueira, de 31 anos, usuário do Ambulatório de Oncologia, comprovou a eficácia do atendimento oferecido pelo Cermac. Ela foi atendida pelo ambulatório em março deste ano onde foi diagnosticado o Câncer da mama. Desde então, além da Mastcotomia (retirada de uma das mamas), ela também fez a cirurgia reparadora para reconstrução da mama cancerígena.
"Busquei pelos serviços do Cermac para a minha mãe. Mas há muito tempo sentia um caroço estranho na mama do lado esquerdo. Daí então resolvi fazer o exame para diagnosticar e foi notificado o câncer. Fiz todo tratamento, até a cirurgia reparadora e hoje me sinto realizada por ter tido a oportunidade e ter sido bem atendida pelo Sistema Único de Saúde. Continuo fazendo a quimioterapia e agora vou partir para a radioterapia. O Cermac está me dando todo o apoio para a minha boa saúde e continuar vivendo com qualidade de vida", comentou a paciente.
Como forma de atender sempre com qualidade os usuários do Sistema Único de Saúde, o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade durante todo o ano realizou ações contínuas em Qualidade de Vida e Humanização voltada para os servidores da Saúde. Além dessas ações foram disponibilizados cursos e capacitações dentro e fora do Estado, atingindo uma cobertura de 20% do total de servidores.
"Relacionando os serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade podem ser observados, também, avanços na parte estrutural e organizacional do Centro. Foram criados a Central de Agendamento, Estatística e Arquivo e o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Qualidade de Vida e Humanização", destacou Norma Carolina. "A cada ano estamos avançando e cumprindo a meta esperada conforme a nossa capacidade instalada e de recursos humanos, elevando sempre que possível o nível de complexidade garantindo assim, maior agilidade no atendimento ofertado aos usuários", disse ela.
ATENDIMENTOS - De janeiro a novembro de 2007, o Ambulatório de Dermatologia realizou, dentre os serviços ofertados, 25.556 atendimentos. Já o Ambulatório de DST/AIDS realizou 20.217 consultas e o Ambulatório especializado em Obesidade Mórbida registrou 29.390 atendimentos. No ambulatório de Pneumologia foram mais de 4 mil atendimentos. Nos demais procedimentos realizados em 2007, em diversas especialidades oferecidas, foram 21.818 procedimentos.
De acordo com levantamento da Saúde do Estado, desde o início da gestão Blairo Maggi até o ano de 2006, houve um aumento significativo no atendimento de todos os serviços oferecidos pelo Cermac. Com relação às consultas médicas, por exemplo. No ano de 2003 foram realizadas 54.673. Em 2006 foram 56.000 atendimentos. No caso das consultas com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais houve um aumento de 37.000, em 2003, para 44.445 neste ano de 2006. De 68.000 procedimentos realizados em 2003, chegamos a 236.310 procedimentos em 2006. O rendimento geral de 2003 foi de 159.704 atendimentos nas consultas de diversas especialidades. Em 2006 esse rendimento foi de 336.855 atendimentos.
Para que o usuário possa ter acesso aos serviços oferecidos pelo Cermac, o primeiro passo é o usuário procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, ou quando visitado pela equipe do Programa de Saúde da Família. Se houver necessidade, será encaminhado via Central de Regulação, que agenda uma consulta para os serviços de referência.
Um exemplo de novos serviços implantados em 2007 é o núcleo de referência para Micobactéria de Crescimento Rápido - MBCR, responsável pela identificação e tratamento das infecções hospitalares. Este serviço já notificou 39 casos desde a sua abertura.
Até o final de dezembro estará sendo concluída, também, a obra do novo Ambulatório de Dermatologia Sanitária. Norma Carolina destaca ainda a reforma do Ambulatório de Pneumologia e do setor do Almoxarifado. "Podemos destacar também a Reforma Administrativa realizada em 2007, com objetivo de efetivar a competência deste Centro de Gestão Estadual frente ao Pacto pela Saúde, além de rever a capacidade instalada em decorrência da descentralização de alguns serviços de competência da esfera municipal", destacou a diretora.
ONCOLOGIA - De acordo com a diretora do Cermac, um serviço que alcançou grandes resultados com experiências de sucesso obtidas no tratamento de pacientes do Sistema Único de Saúde no âmbito do Cermac, foi o Ambulatório de Referência Estadual de Oncologia para diagnóstico do Câncer. Criado desde setembro de 2003, o ambulatório atende hoje as especialidades do Câncer de Mama, de Pele e da Próstata.
Segundo a gerente do Ambulatório, Márcia Rossana Koeche da Silva, o atendimento no Ambulatório de Oncologia passa por três instâncias. Primeiramente o paciente é atendido na rede básica de saúde onde com o surgimento de alguma suspeita é encaminhado ao diagnóstico referencial com a realização de exames complementares e de maior complexidade que é a biopsia. Se após o diagnóstico for notificado algum tipo de câncer, o paciente é encaminhado para a atenção terciária para o tratamento especializado. "Em todo o Estado temos 06 hospitais conveniados, sendo eles o Hospital do Câncer, Santa Casa Misericórdia, Instituto de Tratamento do Câncer, Hospital Geral, Centro de Oncologia de Cuiabá e Nutec. No caso de diagnóstico negativo, o paciente é orientado a retornar para a unidade básica de saúde para acompanhamento em caráter preventivo", explicou a gerente do Cermac.
A rotina de atendimento do Ambulatório de Oncologia do Cermac é realizada por uma equipe multidisciplinar composta por médicos oncologistas, mastologistas, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e nutricionistas. "Todo atendimento é amparado pelos serviços oferecidos pelo Estado para dar o apoio necessário para cada caso agilizando o diagnóstico precoce. A estrutura do Cermac favorece na agilidade do atendimento garantindo em 100% na resolutividade dos resultados esperados", salientou Márcia Koeche. Durante o ano de 2007, somente o ambulatório de oncologia obteve um resultado de 10.705 atendimentos.
Fernanda Camargo Nogueira, de 31 anos, usuário do Ambulatório de Oncologia, comprovou a eficácia do atendimento oferecido pelo Cermac. Ela foi atendida pelo ambulatório em março deste ano onde foi diagnosticado o Câncer da mama. Desde então, além da Mastcotomia (retirada de uma das mamas), ela também fez a cirurgia reparadora para reconstrução da mama cancerígena.
"Busquei pelos serviços do Cermac para a minha mãe. Mas há muito tempo sentia um caroço estranho na mama do lado esquerdo. Daí então resolvi fazer o exame para diagnosticar e foi notificado o câncer. Fiz todo tratamento, até a cirurgia reparadora e hoje me sinto realizada por ter tido a oportunidade e ter sido bem atendida pelo Sistema Único de Saúde. Continuo fazendo a quimioterapia e agora vou partir para a radioterapia. O Cermac está me dando todo o apoio para a minha boa saúde e continuar vivendo com qualidade de vida", comentou a paciente.
Como forma de atender sempre com qualidade os usuários do Sistema Único de Saúde, o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade durante todo o ano realizou ações contínuas em Qualidade de Vida e Humanização voltada para os servidores da Saúde. Além dessas ações foram disponibilizados cursos e capacitações dentro e fora do Estado, atingindo uma cobertura de 20% do total de servidores.
"Relacionando os serviços oferecidos pelo Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade podem ser observados, também, avanços na parte estrutural e organizacional do Centro. Foram criados a Central de Agendamento, Estatística e Arquivo e o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Qualidade de Vida e Humanização", destacou Norma Carolina. "A cada ano estamos avançando e cumprindo a meta esperada conforme a nossa capacidade instalada e de recursos humanos, elevando sempre que possível o nível de complexidade garantindo assim, maior agilidade no atendimento ofertado aos usuários", disse ela.
ATENDIMENTOS - De janeiro a novembro de 2007, o Ambulatório de Dermatologia realizou, dentre os serviços ofertados, 25.556 atendimentos. Já o Ambulatório de DST/AIDS realizou 20.217 consultas e o Ambulatório especializado em Obesidade Mórbida registrou 29.390 atendimentos. No ambulatório de Pneumologia foram mais de 4 mil atendimentos. Nos demais procedimentos realizados em 2007, em diversas especialidades oferecidas, foram 21.818 procedimentos.
De acordo com levantamento da Saúde do Estado, desde o início da gestão Blairo Maggi até o ano de 2006, houve um aumento significativo no atendimento de todos os serviços oferecidos pelo Cermac. Com relação às consultas médicas, por exemplo. No ano de 2003 foram realizadas 54.673. Em 2006 foram 56.000 atendimentos. No caso das consultas com enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais houve um aumento de 37.000, em 2003, para 44.445 neste ano de 2006. De 68.000 procedimentos realizados em 2003, chegamos a 236.310 procedimentos em 2006. O rendimento geral de 2003 foi de 159.704 atendimentos nas consultas de diversas especialidades. Em 2006 esse rendimento foi de 336.855 atendimentos.
Para que o usuário possa ter acesso aos serviços oferecidos pelo Cermac, o primeiro passo é o usuário procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, ou quando visitado pela equipe do Programa de Saúde da Família. Se houver necessidade, será encaminhado via Central de Regulação, que agenda uma consulta para os serviços de referência.
Fonte:
SES-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192545/visualizar/
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