Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 27 de Dezembro de 2007 às 16:57

    Imprimir


JERUSALÉM - O premiê israelense, Ehud Olmert, recusou-se na quinta-feira a congelar totalmente as atividades nos assentamentos em território palestino, como exige o presidente Mahmoud Abbas.

A reunião de duas horas na casa de Olmert, em Jerusalém, foi a primeira entre os dois líderes desde a conferência de paz do mês passado em Annapolis, nos Estados Unidos, em que ficou acertada a meta de chegar a um acordo sobre a criação do Estado Palestino até o fim do mandato do presidente George W. Bush, em janeiro de 2009.

Abbas tinha exigido que Olmert suspendesse todas as atividades de assentamento, incluindo o chamado "crescimento natural". Mas Israel manteve os planos de construir centenas de novas casas numa área próxima a Jerusalém conhecida pelos israelenses como Har Homa e pelos palestinos como Jabal Abu Ghneim.

"O premiê não prometeu congelar concorrências que já foram publicadas e que já estão em andamento", disse uma autoridade israelense a repórteres.

"Não vamos concordar com os palestinos em todas as questões logo no primeiro dia. Os palestinos têm suas posições. Nós temos as nossas. E o compromisso é trabalhar para superar as diferenças", acrescentou Mark Regev, porta-voz de Olmert.

O plano de Israel para Har Homa foi criticado até pelos Estados Unidos, principal aliado israelense. Obras no mesmo assentamento frustraram uma rodada de negociações em 1997.

Israel, por sua vez, exige que os palestinos cumpram a exigência de conter os militantes na Cisjordânia e o Hamas na Faixa de Gaza. O grupo Hamas assumiu o controle de Gaza em junho, expulsando as forças do Fatah, de Abbas.

Desde Annapolis, Israel também divulgou planos de construções no assentamento de Maale Adumim, que pretende manter sob um eventual acordo de paz.

Bush vai à região no início de janeiro. Mas as perspectivas das negociação são incertas.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192631/visualizar/