Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 26 de Dezembro de 2007 às 19:06

    Imprimir


São Paulo, 26 dez (EFE).- O Governo de São Paulo anunciou hoje que decidiu retomar os estudos necessários para a privatização da Companhia Energética de São Paulo (Cesp), a terceira maior geradora de energia do Brasil.

A decisão do Conselho Diretor do Programa Regional de Privatizações de São Paulo de reiniciar o processo de venda da geradora e concluí-lo antes de finalizar o primeiro trimestre de 2008 foi anunciada hoje pela própria Cesp em comunicado ao mercado.

Segundo a nota enviada à Bolsa de Valores de São Paulo e à Comissão de Valores Mobiliários, o Conselho, em reunião na sexta-feira passada, "decidiu recomendar ao governador do estado de São Paulo a retomada dos trabalhos e estudos necessários para a privatização da Cesp".

O organismo também recomendou que a privatização seja realizada mediante leilão em bolsa de um pacote único das ações ordinárias e preferenciais que permitam ao estado de São Paulo controlar a empresa.

A previsão, segundo o comunicado da Cesp, é que o leilão seja realizada antes do final do primeiro trimestre do próximo ano.

Segundo uma avaliação preliminar realizada pelos bancos Fator e Citibank em novembro, o preço mínimo pelo controle da empresa chega a R$ 14 bilhões.

O Governo regional já tentou infrutiferamente vender a empresa em processos diferentes em 2000 e 2001.

O anúncio teve imediata reação na Bovespa e provocou forte valorização das ações preferenciais da Cesp.

Além de ser a maior empresa elétrica de São Paulo, a Cesp é a terceira maior geradora do Brasil com uma potência instalada de 7.455 megawatts.

O Governo de São Paulo possui cerca de 95% das ações ordinárias (com direito a voto) da Cesp e 18% das preferenciais.

Sua participação no capital total da companhia é de perto de 43,3%.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192762/visualizar/