Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 26 de Dezembro de 2007 às 09:43
Por: Rodrigo Maciel Meloni/Daniele

    Imprimir


Em 2007, o MT Saúde, plano de saúde do Governo Estadual, beneficiou mais de 45 mil usuários. Este é o terceiro ano consecutivo que o plano registra um aumento no número de usuários beneficiados. Em 2005 foram atendidos mais de 30 mil usuários, número que pulou para mais de 40 mil em 2006. “Esses dados comprovam a qualidade do serviço prestado pelo MT Saúde, e mostra mais uma vez o compromisso do Governo Estadual com o servidor e sua família”, destacou o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr.

Outros números comprovam o sucesso do MT Saúde. O número de exames (454 mil), por exemplo, dobrou se comparado ao total registrado em 2005 e foi três vezes maior que o número alcançado no ano passado. Em 2005 foram realizados 198.660 mil exames, enquanto no ano seguinte, de janeiro a novembro, foram registrados 131.885 mil exames.

O número de consultas também aumentou consideravelmente. Entre os meses de janeiro e novembro de 2006, foram realizadas 73.941 consultas. Este ano o número subiu para 149.079 mil consultas, mais que o dobro registrado em 2006. Foram realizados ainda 104.651 mil procedimentos clínicos e 16.502 procedimentos cirúrgicos. Entre as especialidades cirúrgicas, as mais procuradas foram as cirurgias do aparelho digestivo e órgãos anexos e as cirurgias plásticas e dermatológicas. Somente no mês de novembro foram realizadas 779 terapias especiais, entre as quais se destacam a quimioterapia e a hemodiálise.

O presidente do MT Saúde, Augusto Amaral, disse que esses números mostram que o serviço prestado pelo órgão é de alta qualidade, e que por isso conquistou a confiança dos usuários. “Foi excelente ter consolidado esse ganho para o servidor, principalmente o servidor de baixa renda. No início houve um pouco de desconfiança, mas hoje não tem como se pensar no servidor sem pensar no MT Saúde”.

Augusto acrescentou que o plano começou a funcionar em 2005 como uma alternativa para aqueles que não queriam depender somente do Sistema Único de Saúde (SUS) para cuidar da saúde e que também não tinham condições de arcar com os elevados preços cobrados pelos planos de saúde privados.

“O MT Saúde preencheu essa lacuna e hoje atende o servidor oferecendo a ele o melhor dos dois mundos: qualidade na prestação dos serviços, antes oferecida, na maioria das vezes, apenas pelos planos de saúde privados, e o baixo custo na manutenção dos serviços, proporcionados antes somente pela rede pública de saúde”, enfatizou Amaral.

Para a servidora lotada na Secretaria de Estado de Administração (SAD), Edivane Noschang, o plano de saúde sempre atendeu a todas as suas necessidades. “O MT Saúde está mais acessível em termos de preço, além de atender minhas necessidades. Eu pago um valor único para eu e meu filho”. Segundo Edivane, ela sempre foi bem atendida pelo plano quando necessitou. “Nunca tive uma experiência negativa com o plano. Além de me atender bem, tenho facilidades pois não tenho que me preocupar em ir pagar, ele é descontado direto na minha folha de pagamento, não corro assim risco de atrasar e ficar sem a cobertura”.

AÇÕES PREVENTIVAS

No dia 05 de novembro o MT Saúde deu início a uma série de ações preventivas que visam conscientizar o servidor público estadual. As ações preventivas são realizadas em duas frentes: as ações gerais, que são executadas por meio de palestras e as específicas, onde uma equipe do MT Saúde, formada por médicos, psicólogos, técnicos em enfermagem e equipe de apoio, faz visitas domiciliares aos pacientes.

A primeira palestra falou sobre medidas básicas que devem ser tomadas para prevenir a diabetes, enquanto a segunda tratou de medidas que devem ser tomadas para evitar o câncer de próstata e o câncer de mama. As duas palestras atingiram aproximadamente 200 servidores.

O médico do MT Saúde responsável pelos eventos, José Alexandre Júnior, disse que a intenção dessas ações é “mostrar aos usuários que é melhor se prevenir, por meio de ações simples, como aferição de pressão arterial e dieta balanceada para evitar a internação. Nós fizemos um levantamento e identificamos servidores que utilizam o plano com mais freqüência. A equipe entrará em contato com esses usuários e irá visitá-los nas residências (no caso das ações específicas), para detectar quais fatores o levam a ser internado tantas vezes, e tentar reverter isso”.





Fonte: SAD-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192844/visualizar/