Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 23 de Dezembro de 2007 às 23:59

    Imprimir


CIDADE DO MÉXICO - Um dos suspeitos de ser o líder de um massacre indígena de 1997 no estado mexicano ao sul de Chiapas foi detido no sábado, no décimo aniversário do crime, que ainda não foi esclarecido.

O governo de Chiapas disse em um comunicado que foi detido Antonio Santiz López, que já havia sido preso antes, horas depois de ser designado um fiscal especial para o caso.

Um grupo de 45 indígenas, entre eles mulheres grávidas e crianças, foi atacado com tiros, segundo versões de grupos paramilitares que disseram que eles eram simpatizantes do Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN), que havia se levantado contra o governo em 1994. Outras versões indicam que os índios estavam em um território de confronto entre os paramilitares e os rebeles, e que se tratou de uma vingança pela morte de Agustín Vázquez supostamente nas mãos de zapatistas.

Dezenas de pessoas estão detidas desde 1997 sem sentença. Alguns funcionários públicos supostamente envolvidos estiveram detidos por alguns anos e logo foram liberados sem o esclarecimento do caso.

O massacre demonstra a ineficiência e impunidade do sistema de Justiça do México, que o atual governo trata de mudar com uma reforma constitucional.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/192977/visualizar/