Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 23 de Dezembro de 2007 às 09:39

    Imprimir


TACHKENT, 23 dez 2007 (AFP) - Os eleitores do Uzbequistão votam pela paz e a prosperidade, afirmou o presidente Islam Karimov, durante as votações desde domingo em que deve ser reeleito para um novo mandato de sete anos.

"Eu acredito que os eleitores sabem porque estão votando: para o futuro, para a paz e o desenvolvimento do país e pela properidade da nação", declarou o chefe de Estado, segundo a televisão do Estado uzbeque.

Os jornalistas ocidentais que foram autorizados a trabalhar no Uzbequistão não puderam ver Karimov votar em Tachkent, a capital desta ex-república soviética da Ásia Central.

As mídias européias e americanas são frequentemente acusadas pelo poder de fazer uma "guerra da informação" contra o regime uzbeque.

O Uzbequistão, com 27 milhões de habitantes, é a mais povoada das cinco antigas repúblicas soviéticas da Ásia central.

Apesar das importantes fontes naturais de renda, a economia do país, amplamente sob controle do Estado, tem dificuldades para decolar. Entre dois e cinco milhões de uzbeques deixaram o país para tentar a vida no exterior, e um terço da população vive abaixo da linha de pobreza.

Islam Karimov, no poder desde 1989 e o período soviético, eliminou qualquer forma de oposição no Uzbequistão, interditando os partidos políticos e as mídias que criticam seu regime.

Três outros candidatos, sem força, disputam a eleição deste domingo, mas todos apóiam a política do chefe de Estado.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193039/visualizar/