Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 22 de Dezembro de 2007 às 13:04
Por: Amanda freitas

    Imprimir


O projeto Parceria Rural Agricultura encerra o ano de 2007 qualificando 918 trabalhadores, através do curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas. Em quatros anos, o projeto já capacitou mais de 4,7 mil trabalhadores em Mato Grosso, passando por várias regiões do Estado.

Coordenado pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), o treinamento oferece aos participantes aulas práticas com máquinas colheitadeiras e com trator. O conteúdo do curso inclui ainda preparo de solo, manutenção e operação de trator, teoria e prática de colheita de grãos, saúde e segurança no trabalho, relações interpessoais, ética e cidadania. Para os alunos que se destacarem durante o curso são ministradas aulas extras de GPS.

“Este é um curso bastante procurado. Pessoas de outras regiões vêm até Mato Grosso à procura do treinamento, que já ganhou repercussão nacional. Sem contar com a empregabilidade, já que a própria coordenação do projeto visita os pecuaristas em busca de vagas de trabalho para os alunos. Temos exemplos de trabalhadores aplicados, que aproveitaram bem a oportunidade e conseguiram uma boa colocação no mercado”, destacou a coordenadora do curso, Rosamaria Ferreira de Carvalho.

É o caso do ex-aluno, Luiz Aquiles Morisso, que fez o curso em 2004 e assim que terminou o treinamento conseguiu a oportunidade na propriedade do casal Ivan e Dóris Brizote, em Nova Mutum, e desde então é um dos melhores profissionais que eles têm na fazenda.

Nestes três anos, a vida de Luiz Aquiles mudou completamente, de Nova Canaã do Norte, onde trabalhava na pecuária, ele mudou-se para Nova Mutum e iniciou a profissão de operador de máquina agrícola. O novo emprego rendeu melhor salário e qualidade de vida.

“Lá em Nova Canaã eu não ia conseguir progredir muito. A necessidade fez com que eu saísse em busca de novas oportunidades, foi quando eu fiquei sabendo que aqui o trabalho nas fazendas era bem remunerado. Assim que cheguei, já consegui uma vaga no curso de operador, ministrado pelo Governo do Estado, e logo que encerrou o treinamento eu já estava empregado na fazenda São Benedito. Minha vida melhorou muito de lá pra cá, sem comparação”, destacou Luiz Aquiles.

Assim como Aquiles, milhares de outros trabalhadores que também fizeram o curso de operadores de máquinas e implementos agrícolas, do projeto Parceria Rural Agricultura, tiveram uma melhoria na qualidade de vida.

Antônio Marcos Cordeiro, de 22 anos, é outro exemplo de sucesso. Em junho deste ano ele fez o curso em Itiquira e atualmente está empregado em Nova Mutum, como consultor de vendas em uma concessionária da empresa Valtra. “Eu morava em Cuiabá e trabalhava com máquinas pesadas, mas observei que no interior do Estado, principalmente nesta região, há melhores oportunidades de emprego para quem deseja trabalhar na área agrícola. Fiz o curso e não demorou muito conseguir emprego”.

Em quatro anos o projeto já beneficiou os municípios de Cuiabá, Diamantino, Tangará da Serra, Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Porto do Alegre do Norte, Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Canarana, Claudia, Gaúcha do Norte, Peixoto de Azevedo, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sapezal, Pedra Preta, Alto Araguaia, Tapurah, São José do Rio Claro, Querência, Comodoro, Vera, Jaciara, Guiratinga, Nova Ubiratã, Brasnorte, Paranatinga e Novo São Joaquim.

“Anualmente as prefeituras entram em contato com a Setecs, pedindo pela realização do treinamento nos municípios, principalmente as regiões que vivem basicamente da agricultura e precisam de mão-de-obra especializada nesta área”, comentou a coordenadora do projeto.





Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193112/visualizar/