Chávez oferece petróleo em troca de bens e serviços
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ofereceu nesta sexta-feira a países da América Central e do Caribe a opção de comprarem petróleo usando como moeda serviços e produtos locais, como açúcar e banana.
Chávez fez a oferta durante a cúpula do Petrocaribe, em Cuba, que reúne países exportadores e compradores de petróleo.
O Petrocaribe foi formado em 2005. Pelo acordo, a Venezuela fornece petróleo para 17 países da América Central e do Caribe a preços preferenciais e financiados com baixas taxas de juros. Na sexta-feira, Honduras aderiu ao acordo.
O venezuelano disse que o grupo está criando uma nova geopolítica do petróleo que "não está a serviço do imperialismo e do grande capitalismo".
"O Petrocaribe vai além de um simples mecanismo de comercialização de hidrocarbonetos. É um mecanismo que integra e, além disso, unifica e, além disso, libera", disse Chávez nesta sexta-feira, na abertura da cúpula.
A imprensa estatal cubana noticiou que Chávez se encontrou por mais de duas horas na quinta-feira com o presidente licenciado de Cuba, Fidel Castro.
Segundo o correspondente da BBC na cúpula Michael Voss, o Petrocaribe tem se provado uma organização importante para a economia de muitos países da região.
Comentários