Se ainda não sacou o PIS, veja se você tem direito
Cerca de 2 milhões de trabalhadores ainda não sacaram o abono do PIS-Pasep referente ao ano-base 2006. Aproximadamente metade desses trabalhadores mora na região Sudeste. Apenas no estado de São Paulo, são 520 mil pessoas.
Segundo o Ministério do Trabalho, mais de 12 milhões de trabalhadores já receberam o dinheiro neste ano.
Quem tem direito
O governo já liberou o pagamento do abono salarial do PIS-Pasep para todos os trabalhadores que têm direito ao benefício.
O dinheiro estará disponível para saque nas agências da Caixa (PIS) e do Banco do Brasil (Pasep) até o dia 30 de junho de 2008. O abono equivale a um salário mínimo (R$ 380).
Ele é pago aos empregados que recebem até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores que contribuem para o PIS (iniciativa privada) ou Pasep (servidor público).
Mas, para sacar o dinheiro, o trabalhador deve ter exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 dias no ano-base (2006).
Também é preciso estar cadastrado há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador.
Onde sacar
Para sacar o dinheiro, o trabalhador deve se dirigir a uma agência bancária com os seguintes documentos: Comprovante de inscrição no PIS-Pasep e Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS.
O Ministério do Trabalho lembra que se a empresa estiver cadastrada na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil, o pagamento será realizado por meio do contra-cheque do trabalhador.
Quem não conseguir sacar o dinheiro, deve procurar o seu empregador para saber porque não foi incluído na lista do PIS-Pasep. Para outras dúvidas, o trabalhador pode utilizar os seguintes telefones:
PIS
0800 285 0101 – Sudeste, Nordeste e Norte
0800 61 0101 – Sul e Centro-Oeste
Pasep (Banco do Brasil)
4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 729 0001 (demais regiões)
Comentários