China apresenta trem-bala que alcança 300 km/h
A velocidade do veículo de oito vagões supera os 250 km/h alcançados por trens chineses que começaram a operar em abril deste ano entre Pequim e as cidades de Harbin, Xangai e Guangzhou, informou a agência oficial Xinhua.
Segundo a agência, o novo trem-bala tem melhor aerodinâmica, consome menos energia e "é o mais leve do mundo em seu tipo".
O veículo deve reduzir de 80 minutos para 30 minutos o tempo de viagem necessário para percorrer os 115 quilômetros entre Pequim e Tianjin, um dos trajetos que devem receber o novo trem.
As primeiras dez unidades devem ser entregues ao Ministério das Ferrovias até meados do ano que vem, antes das Olimpíadas de agosto, informou o presidente da Corporação de Locomotivas e Veículos do Sul da China (CSR), Jiang Jing.
O porta-voz do Ministério das Ferrovias, Wang Yongping, disse que o programa chinês de desenvolvimento de trens de alta velocidade coloca a China em um "clube da elite mundial depois do Japão, França e Alemanha".
Na sexta-feira, a China apresentou em Xangai o primeiro avião de passageiros fabricado no país, o ARJ21, com capacidade de transportar até 90 pessoas. A aeronave deve começar seus vôos até o final de 2009.
Comentários