Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 21 de Dezembro de 2007 às 20:41

    Imprimir


WASHINGTON - Os Estados Unidos estão abertos ao diálogo e a melhores relações com o Irã, mas não vão desistir de que Teerã abandone seu programa de enriquecimento de urânio, disse na sexta-feira a secretária de Estado Condoleezza Rice.

Em entrevista coletiva na qual fez um balanço do ano, ela pediu à República Islâmica que "escolha a cooperação, não o confronto".

Washington suspeita que o Irã tenha intenção de desenvolver armas nucleares, o que Teerã nega.

"Vamos continuar [em 2008] ampliando a pressão por trás da nossa diplomacia", disse Rice, referindo-se a uma possível terceira rodada de sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) ao Irã.

Um relatório de inteligência dos EUA divulgado neste mês afirmou que nos últimos anos o Irã não desenvolve armas atômicas, mas Rice disse que nem por isso o fim do enriquecimento de urânio deve deixar de ser uma pré-condição para o diálogo.

"Continua a dizer que, se o Irã vai fazer só uma coisa de tudo o lhe exigirem as resoluções do Conselho de Segurança que foram aprovadas, ou seja, suspender as atividades de enriquecimento e reprocessamento, então estou preparada para encontrar meu homólogo em qualquer lugar e momento, e podemos conversar sobre qualquer coisa", afirmou Rice.

De acordo com ela, a nova estimativa de inteligência nacional reforça a necessidade de pressão sobre o Irã. Mas China e Rússia, que têm poder de veto na ONU, se opõem a novas sanções. "Estamos agora negociando, e acredito que vamos resolver no ano que vem uma terceira resolução com sanções", afirmou Rice.

Na quinta-feira, porém, uma reunião das principais potências envolvidas não chegou a um acordo sobre os termos da eventual resolução, e Rice admitiu que "diferenças táticas" permanecem.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193183/visualizar/