Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 21 de Dezembro de 2007 às 17:25

    Imprimir


Escolhido o novo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Mato Grosso. Após a morte do presidente atual da instituição, o bispo católico Sebastião Assis de Figueiredo (58), vítima de um violento acidente na última quinta-feira (20), por volta do meio-dia, envolvendo a caminhonete S 10 - assumirá a presidência, o bispo diocesano em Sinop, Dom Gentil Delazari. Esta passagem de cargo é automática e está prevista no código interno da CNBB no Estado.

O bispo Sebastião Assis de Figueiredo (58) faleceu após violento acidente, nesta última quinta-feira (20), por volta do meio-dia, envolvendo a caminhonete que ele dirigia e um Fiat Siena, na BR-364, próximo a Jaciara. Dom Sebastião morreu praticamente na hora. Ele seguia a Cuiabá e hoje viajaria para Santa Catarina para prestigiar um amigo que será ordenado bispo.

O corpo do religioso está sendo velado na cidade de Guiratinga (310 quilômetros de Cuiabá) desde a madrugada de hoje, por volta das 3h. O velório está sendo realizado na igreja matriz São João Batista, no centro da cidade.

Antes de chegar ao município, o corpo de Sebastião de Assis foi velado por aproximadamente uma hora na cidade de Rondonópolis (210 quilômetros de Cuiabá), local onde trabalhou como pároco por aproximadamente três anos e foi ordenado bispo, na igreja Sagrado Coração de Jesus. Houve uma missa e, em seguida, foi realizado o translado do corpo para Guiratinga, onde o bispo exercia o cargo eclesiástico há seis anos.

De acordo com informações da Diocese do município, o corpo do religioso será sepultado em um mausoléu localizado dentro da catedral. O sepultamento está marcado para ocorrer às 16h. A decisão do local exato do sepulatamento do bispo ainda era incerto até ontem.

Os familiares queriam que o corpo do bispo fosse levado para o Estado de Santa Catarina, terra natal do religioso. Mas em uma reunião ocorrida hoje, os bispos da Regional da CNBB e os párocos votaram para que o corpo de Sebastião de Figueiredo fosse sepultado em Guiratinga.

Segundo a tradição católica, todos os religiosos que exercem cargos eclesiásticos na igreja devem ser sepultados na cidade onde estavam desempenhando as atividades.

O município de Guiratinga decretou Luto Oficial de três dias. No decreto de nº 54, ficou estabelecido que todos os serviços públicos serão mantidos. A movimentação ainda é intensa na catedral. Ainda de acordo com informações da Diocese, grande parte dos párocos e bispos da CNBB em Mato Grosso estão presentes no velório.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193221/visualizar/