Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 20 de Dezembro de 2007 às 18:50

    Imprimir


A divulgação, nesta quinta-feira (20), do resultado da avaliação trienal mostra que dos 2.257 programas de pós-graduação analisados no país, 39 foram descredenciados. Eles obtiveram conceito um ou dois numa escala que vai de zero a sete, nota que os classifica como não-recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Em Mato Grosso foram avaliados 16 cursos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nenhum foi reprovado. De acordo com o MEC, quatro cursos receberam nota 4, considerada uma nota boa. Os cursos com as melhores avaliações foram: Mestrado e Doutorado em Agricultura Tropical, Mestrado em Educação, Mestrado em Ciências da Saúde e Mestrado em Física e Meio Ambiental. Clique aqui para conferir a lista completa das instituições avaliadas pelo MEC e as notas de cada curso.

Os programas de pós-graduação englobam cursos de mestrado e de doutorado. Aqueles descredenciados pela Capes não podem mais receber matrículas. A avaliação é final e já levou em consideração os recursos possíveis. "Os alunos que estão cursando mestrado ou doutorado nesses programas terão seus diplomas validados, mas se a instituição admitir novos estudantes, eles não terão seus diplomas reconhecidos", explicou o diretor de avaliação da Capes, Renato Janine. Dos 595 recursos enviados para revisão de conceito, 154 foram aceitos e tiveram as notas revistas.

A avaliação é comparativa e leva em consideração quesitos como a publicação de artigos científicos escritos por alunos e professores, o requerimento de novas patentes e o impacto dos cursos sobre o setor produtivo. "O mérito da avaliação é fazer com que as instituições se esforcem para atender os requisitos da Capes. Assim, a qualidade dos cursos melhora", ressaltou Janine.

Em 2007, a proporção de cursos descredenciados caiu em relação à última avaliação, feita em 2004. Os 39 programas não recomendados representam 1,7% do total. Em 2004, essa proporção foi de 2%, já que 36 programas, de um total de 1.819, obtiveram notas um e dois. Caso as instituições de ensino superior que tiveram seus programas descredenciados queiram abrir outros cursos, devem enviar proposta à Capes até março de 2008.

A avaliação foi feita por 45 comissões de área e pelo Conselho Técnico Científico (CTC). Ao todo, 700 especialistas das 45 áreas de conhecimento participaram da análise.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193370/visualizar/