Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 20 de Dezembro de 2007 às 08:35

    Imprimir


A comercialização de frango in natura pelo Frigorífico Anhambi, unidade de Sorriso (460 quilômetros ao médio Norte do Estado), foi liberada ontem pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa/Mapa). A empresa fazia parte do grupo de seis frigoríficos que no último dia 7 de dezembro foram impedidas de comercializar o produto por não cumprir o limite máximo de 6% de água decorrente do processo produtivo do frango. Além do Anhambi, outros três frigoríficos do Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul também foram liberados pelo Dipoa.

A liberação, de acordo com o diretor do Dipoa/Mapa, Nelmon Oliveira da Costa, decorre em função dos frigoríficos terem cumprido as determinações da Lei nº 7.889/89, do Código de Defesa do Consumidor e da Portaria nº 210/1998. A legislação estabelece que as empresas devem revisar seu Programa de Prevenção e Controle de Adição de Água aos Produtos, com a descrição dos controles de qualidade executados, como prevenção de fraudes econômicas.

A água excedente no frango é decorrente do processo de resfriamento das carcaças e deve estar em quantidade máxima de 6%, para não lesar o consumidor quanto ao peso total do produto.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193474/visualizar/