Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 19 de Dezembro de 2007 às 19:21

    Imprimir


A libertação dos três reféns anunciada pela guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "está em andamento", afirmou nesta quarta-feira (19) o ex-marido de Ingrid Betancourt, Fabrice Delloye, citando informações transmitidas por um emissário.

"É verdade que eles deixaram o perímetro de segurança das Farc. Eles estão em movimento, agora só precisamos esperá-los", declarou Delloye à rádio francesa Europe 1, acrescentando que os reféns devem chegar muito em breve à Venezuela.

"As informações que recebemos são as que obtive pessoalmente de um emissário que conhece as Farc", explicou Delloye. O emissário confirmou "que a libertação está em andamento", insistiu, sem dar mais detalhes da negociação.

Segundo Delloye, os reféns que serão libertados são Clara Rojas, o filho dela e a senadora Consuela González. Eles devem chegar em breve à Venezuela.

Num comunicado publicado na noite de terça-feira, as Farc prometeram libertar três reféns, entre eles a assessora de campanha de Ingrid Betancourt, seqüestrada junto com ela em fevereiro de 2002, e o filho dela, nascido em cativeiro.

"Não tenho informações suplementares" sobre o processo de libertação, declarou, por sua vez, o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner.

Chávez e Fidel

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reúne-se nesta quarta-feira com Fidel Castro, como parte de uma visita a Cuba para liderar a Cúpula do Petrocaribe a ser inaugurada na sexta-feira. A visita é marcada pela expectativa de sua gestão na anunciada libertação de três reféns das Farc.

Ainda não está clara se a libertação em curso dos reféns tem o envolvimento de Chávez, que foi excluído da negociação oficial pelo presidente da Colômbia, Alvaro Uribe.

Chávez almoçou com o líder cubano de 81 anos, afastado do poder há quase 17 meses, numa visita que começou mais cedo que o previsto.

"Já temos algumas alternativas e nenhuma é fácil (...) porque essas pessoas estão no coração da selva, da montanha. Não posso ir até lá recebê-las pessoalmente, como gostaria", disse o presidente venezuelano.

A última vez que Chávez esteve em Cuba foi há dois meses, quando realizou em 14 de outubro seu programa "Alô Presidente", durante o qual conversou por telefone com Castro. Essa foi a primeira vez que os cubanos o escutaram ao vivo desde que ficou doente.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/193539/visualizar/