Detran suspende curso de carga perigosa nas auto-escolas de MT
As aulas foram suspensas até o dia 15 de março de 2008.O Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran) suspendeu aulas do curso de carga perigosa nas auto-escolas do Estado. Os Centros de Formação de Condutores não estariam cumprindo o cronograma do curso. Caminhoneiros que transportam combustível, por exemplo, vão ter que buscar outra alternativa, porque eles precisam passar pelas aulas a cada cinco anos.
Das 23 auto-escolas de Mato Grosso fiscalizadas pelo Detran, somente quatro ofereciam curso de transporte de cargas perigosas regularmente. De acordo com o diretor de habilitação do Detran, André Paiva Pinto, por se tratar de condutores com qualificação específica, o órgão autoriza turmas fechadas com até 25 alunos. "A fiscalização do Detran quando chegou na maioria das escolas para serem fiscalizadas, não havia ninguém, ou seja, nem aluno e instrutor dando aula", disse o diretor.
O presidente do sindicato das auto-escolas, Humberto de Campos Silva, contou que não sabia do problema. "Essas escolas não procuraram o sindicato para falar sobre a irregularidade", afirmou. Todo caminhoneiro que transporta cargas perigosas como veneno, combustível e carvão, precisa ter o curso. Depois que o Detran detectou várias irregularidades nas auto-escolas, as aulas foram suspensas até o dia 15 de março de 2008.
"Nesse período, vamos remodelar o controle burocrático para melhorar a qualidade do curso", disse o diretor André Paiva. Equanto as aulas de transporte de carga perigosa estiverem suspensas nas auto-escolas, os motoristas devem procurar o Sest-Senat, que também oferece o curso.
Comentários