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Nacional
Terça - 18 de Dezembro de 2007 às 22:36

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Acusado de ser o grande responsável pelo uso abusivo do gerúncio, o setor de telemarketing quer mudar essa imagem. Para isso, a Associação Brasileira de Telesserviço decidiu agir e não apenas "estar pensando no assunto". Um livro com orientações está sendo distribuído para os viciados em gerúndio.

O setor de telemarketing cresce 10% ao ano e emprega 750 mil pessoas. A batalha contra o uso abusivo do gerúndio vai exigir muita aula, muita leitura. As aulas de português ensinam que o gerúndio é um tempo de verbo para ser usado em casos de ações duradouras e não para enrolar os outros.

"O gerundismo pega mal toda vez que você usa gerúndio para fazer referência a um processo que é pontual, não tem caráter de continuidade. Amanhã vou estar enviando um email, o fato de enviar email é pontual, então o gerúndio é usado de forma abusiva, de maneira automatizada", diz o professor de português Eduardo Antônio Lopes.

"O operador só tem sua voz para transmitir entusiasmo, simpatia, se ele não falar bem o cliente do outro lado vai sentir esse contato cansativo, muito desagradável", diz o presidente da Associação Brasileira de Telesserviço, Carlos Humberto Alegretti.




Fonte: G1

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