Consumidores utilizam menos dinheiro e mais cartões em compras
Os consumidores de todo o mundo estão utilizando cada vez menos o dinheiro para pagar suas compras do que há cinco anos. A conclusão faz parte de pesquisa da Mastercard WorldWide, que mostra que 66% dos entrevistados usam o papel moeda com freqüência menor.
Conforme o levantamento, 56% dos entrevistados afirmaram acreditar que o dinheiro em papel moeda e o cheque deixarão de existir e serão substituídos por cartões de débito e crédito.
A pesquisa também mostrou que os consumidores não gostam de carregar grandes volumes de dinheiro, sendo que 75% dos entrevistados declararam que não precisam mais dispor de grandes quantias de papel moeda.
Compras sem contato
A paciência do consumidor para esperar em filas durante mais de 10 minutos para compras pequenas também diminuiu: apenas 21% dos participantes do estudo afirmaram não terem problemas com a espera.
Esse resultado comprova a tendência de crescimento dos meios de pagamento sem contato, que eliminam a necessidade de o consumidor passar o cartão ou assinar um recibo em compras de pequeno valor.
Um total de 49% das pessoas afirmaram que utilizariam um cartão sem contato, dos quais 47% apontaram o maior benefício da tecnologia como motivo para adotar esse meio de pagamento.
O estudo foi feito com consumidores de 13 países, para avaliar o uso de dinheiro vivo comparado a outros meios de pagamento.
Cartão incentiva
Juntamente com a pesquisa, a Mastercard anunciou que o cartão Mastercard PayPass atingiu 20 milhões de unidades emitidas. O produto possibilita aos consumidores a efetivação de compras de até US$ 25, sem contato.
Cerca de 80 mil estabelecimentos, em 20 países, aceitam o cartão. As compras podem ser efetivadas por meio do toque do PayPass no leitor dos terminais nas lojas participantes.
Comentários