Comércio eletrônico ganha espaço e deve crescer 45% neste Natal
Nove milhões e meio de pessoas já usam o comércio eletrônico no Brasil, atraídos pela facilidade. "Esta época é meio ruim ir para o shopping, que está lotado, pela internet vale mais a pena", diz a estudante Gisele Gandin. "É mais prático, ainda mais nesta época do ano", concorda a irmã, Joana Gandin.
Mas, assim como no mundo real, o consumidor precisa tomar alguns cuidados. A primeira dica para quem vai fazer uma compra pela internet é entrar apenas nas lojas mais conhecidas e desconfiar de preços muito baixos.
Dicas
Segundo o consultor Abílio Oliveira, o consumidor deve ter atenção a vários detalhes para garantir a segurança desse tipo de compra.
O primeiro detalhe está no endereço do site. As páginas seguras trazem a letra S depois do HTTP. "Outro sinal é o cadeado que aparece em cima ou embaixo da tela. É preciso clicar no cadeado e ver se o site que aparece dentro do cadeado é o mesmo que está na tela. Este é o sinal de que as informações foram criptografadas", diz.
Quase metade - 48% dos compradores - têm até 34 anos. Para estes jovens, o desafio é o mesmo que muita gente enfrenta no mundo real: resistir às tentações que não cabem no orçamento. "Eu começo com uma blusinha, um casaco, uma bolsa, um DVD de filme, e nunca fica em só uma coisa", assume Joana.
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