Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 15 de Dezembro de 2007 às 18:25

    Imprimir


Os Estados Unidos têm "sérias preocupações" com o acordo alcançado na Conferência de Bali sobre mudança climática, organizada pela ONU, que inclui o papel dos países ricos de reduzir a emissão dos gases causadores do efeito estufa, anunciou a Casa Branca neste sábado (15).

Embora haja aspectos positivos nas conclusões do encontro, "os Estados Unidos têm sérias preocupações com outros aspectos da decisão", declarou a Casa Branca.

Combater a mudança climática exigirá compromissos não apenas dos países centrais, mas também dos grandes países emergentes, de acordo com a nota, que acrescenta que futuras conversas deverão diferenciar o compromisso dos países emergentes ricos do daqueles com economias menores para reduzir suas emissões.

"Do nosso ponto de vista, aqueles países pequenos e menos desenvolvidos têm direito a receber um tratamento mais diferenciado que reflita mais fielmente suas necessidades especiais e circunstâncias".

Os EUA também destacaram que se deve respeitar o direito das grandes economias de "crescer e se desenvolver sobre uma base sustentável e ter acesso a fontes de energia segura".

A Casa Branca divulgou a declaração, após discussões maratônicas que se estenderam um dia além do previsto. A conferência da ONU sobre mudança climática realizada em Bali terminou neste sábado com um acordo de negociação na luta contra o aquecimento global, que deve terminar em 2009.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194120/visualizar/