Juizado especial é criado em Nova Brasilândia
Os quase 5 mil habitantes de Nova Brasilândia (a 215 quilômetros de Cuiabá) serão beneficiados a partir do dia 7 de janeiro com o início das atividades do primeiro Juizado Especial Cível e Criminal do município, jurisdicionado pela Comarca de Chapada dos Guimarães. O juizado foi inaugurado oficialmente esta semana.
De acordo com juiz diretor do Foro da Comarca de Chapada, Eduardo Calmon, a instalação do juizado proporcionará, entre diversos benefícios, maior acessibilidade à Justiça. Isso porque grande parte da população local é carente em relação aos serviços público, e na maioria das vezes deixava de ir atrás de seus direitos por conta da incapacidade financeira de se deslocar até o Fórum de Chapada. Para se chegar até a sede da Comarca, os moradores de Nova Brasilândia precisam percorrer 230 quilômetros em estrada de chão.
Nova Brasilândia
O município de Nova Brasilândia atualmente tem sua economia baseada principalmente na criação de gado e, devido ao terreno acidentado, o progresso na agricultura é lento e a produção é de subsistência. No município planta-se arroz, soja e milho.
A cidade foi povoada por garimpeiros, comerciantes e lavradores na busca de diamantes na década de 60 e, atualmente, conta com uma população estimada em 4.891 (IBGE/2007). Devota de Nossa Senhora das Dores, a comunidade celebra a data de 15 de setembro na igreja matriz como uma das festas tradicional da região.
Comentários