Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 14 de Dezembro de 2007 às 14:19

    Imprimir


Uma árvore de natal com sete metros de altura, bonecos e anjos gigantes, velas e bolas coloridas e iluminadas enfeitam a praça da cidade de Nobres. A cena, que pode parecer corriqueira neste período do ano, é na realidade uma atuação inédita do Poder Judiciário no município. Pela primeira vez a juíza titular da comarca, Glenda Moreira Borges, realizou parceria com a prefeitura municipal, conselho da comunidade, comércio e sociedade em geral para pôr em prática um projeto em que os reeducandos da cadeia pública seriam os artesãos dos enfeites natalinos.

A magistrada explicou que a idéia surgiu na época do lançamento do projeto de ressocialização, lançado pelo Judiciário em agosto deste ano. Os reeducados que cumpriam pena em regime fechado e que tinham bom comportamento participaram com a confecção de todos os enfeites feitos com garrafas do tipo pet, que foram recolhidas junto às escolas públicas. "Os presos também saíam para recolher nas escolas, com escolta policial, uma vez por semana", explicou a juíza, que autorizava as saídas.

Ela explicou que todo o trabalho de recorte, pintura e montagem dos enfeites foi feito dentro do pátio da cadeia e que foi considerado como remissão de pena. Ou seja, a cada três dias trabalhados eles tiveram um dia reduzido da pena a ser cumprida. Além das escolas, o comércio local também doou materiais como tintas, pincéis, sprays e a prefeitura colaborou com um recurso para compra de outros materiais como arames para a estrutura da árvore e dos bonecos gigantes.

A presidente do conselho da comunidade, Viviany Turque Pacheco Pinto, explicou que foram feitas reuniões nas escolas públicas. Ela contabilizou que foram arrecadadas 20 mil garrafas de plástico e desde outubro foram iniciadas as oficinas de montagem na cadeia. A presidente do conselho elogiou a iniciativa do Poder Judiciário e comentou que já planeja propor outros projetos para desenvolver junto aos detentos. "Teve gente que não tinha bom comportamento e estava querendo participar", comentou. Para ela os próximos projetos podem servir de estímulo a eles.

O resultado perante a sociedade surpreendeu a juíza Glenda Borges, principalmente no dia marcado para a montagem dos enfeites que foram instalados na Câmara de Vereadores e na praça, que foi no dia nacional da Justiça - 8 de dezembro. Toda a população participou e segundo ela, havia pelo menos mil crianças acompanhando os trabalhos.

"Eles (os reeducandos) foram valorizados. Quando terminou, perguntaram - e agora? O que vamos fazer? Não queremos ficar parados!", ressaltou a magistrada. Ela percebeu que os reeducandos ficaram mais engajados e estimulados a trabalhar e disse que os projetos já vão reiniciar em fevereiro do ano que vem.

Em 2008 os reeducandos deverão fazer esculturas para pôr em canteiros centrais e outras praças da cidade e alguns comerciantes se prontificaram a comprar o produto feito por eles. "Isso diminui a degradação ambiental, estimula os reeducandos e visa trazê-los mais próximos da sociedade para mostrar que podem fazer trabalhos de qualidade", finalizou a juíza.





Fonte: TJ-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194257/visualizar/