Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 14 de Dezembro de 2007 às 08:46

    Imprimir


A UE (União Européia) confirmou nesta quinta-feira que ampliará as restrições que já aplica às exportações de carne bovina do Brasil devido a "deficiências" no controle sanitário do país. A decisão será anunciada em detalhes na próxima semana, informou a porta-voz do comissário europeu de Saúde.

Segundo Nina Papadoulaki, os problemas foram detectados nas inspeções sanitárias feitas pela missão da UE que esteve no Brasil em novembro. "Devido às deficiências encontradas, a UE irá aumentar suas restrições e controles sobre a carne bovina brasileira", disse a porta-voz à Folha por telefone, de Bruxelas.

Ela acrescentou que os resultados da inspeção "ainda estão sendo estudados" e deixou claro que não se trata de um embargo total ao produto brasileiro, como defendem pecuaristas de alguns países do bloco, principalmente ingleses e irlandeses. Três Estados brasileiros, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo, estão proibidos de exportar carne bovina à UE desde 2005 devido a casos de aftosa.

Atualmente a Comissão Européia exige que a carne bovina que importa do Brasil permaneça pelo menos 90 dias em um Estado em que não haja focos de febre aftosa, antes do embarque. Além disso, o abate deve ser feito em um local aprovado pela União Européia, e somente carne desossada e maturada tem autorização para a exportação.





Fonte: Folha News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194299/visualizar/