Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 21:24

    Imprimir


O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em palestra feita hoje num seminário promovido pelo Banco Nacional da Romênia, em Bucareste, fez uma avaliação positiva da evolução da economia brasileira, com ênfase na política monetária das últimas décadas. Sobre o momento atual da economia, segundo relato da assessoria de imprensa do BC, Meirelles disse que o País vive um “um crescimento impulsionado pela demanda doméstica, resultado do aumento do emprego, da renda e do crédito, que foram possíveis em função da estabilização econômica". Ele descreveu os números do IBGE sobre o PIB, "com ênfase na evolução dos investimentos".

O presidente do BC enfatizou o fato de o Brasil “ter aproveitado parte do momento favorável da economia internacional para consolidar os fundamentos da economia, principalmente na construção de um valor confortável de reservas internacionais e na ancoragem das expectativas de inflação”. Com isso, acrescentou, “o Brasil pôde enfrentar com mais segurança o aumento da aversão ao risco dos mercados internacionais trazida pela crise do mercado imobiliário americano”.

Meirelles dedicou boa parte da palestra ao detalhamento da “consolidação da estabilidade da economia brasileira” a partir de 2003. Ele descreveu a “estabilização ancorada na estabilidade fiscal, no sistema de metas de inflação e no câmbio flutuante e o importante papel exercido pela coordenação de expectativas num regime de metas de inflação”.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194331/visualizar/