Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 19:13

    Imprimir


Recife - Os músicos cubanos Miguel Angel Costafreda, Arodis Verdecia Pompa e Juán Alcides Diaz, três dos seis integrantes do grupo Los Galanes, sumiram e não embarcaram de volta a Cuba na manhã de ontem, como previsto, após seis apresentações num período de sete dias em Pernambuco. Acompanhado do representante do Instituto Cubano de Amizade entre os Povos (Icap), Salvador Santana, o grupo desembarcou no Recife no dia 5. Até o meio da tarde de hoje, a Polícia Federal (PF) não havia recebido nenhum possível pedido de asilo.

A PF, segundo a assessoria, tentaria localizar os músicos e verificar o prazo de validade do visto concedido pela Embaixada do Brasil em Cuba. Se o documento estiver dentro do prazo, os cubanos estão legais no País, e caberia apenas esperar um eventual pedido de guarida ou o reaparecimento deles. Se o visto estiver vencido, os três integrantes da banda serão notificados e terão oito dias para deixar o Brasil.

Trazidos pelo produtor cultural Jair Pereira, os músicos fizeram shows em Garanhuns, no Agreste, na capital pernambucana e em Igarassu, no Grande Recife. Entre os shows na capital, um foi realizado para os funcionários da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). A Chesf, junto com a prefeitura do Recife, ajudou a cobrir os gastos de passagens e hospedagem dos Los Galanes.

Depois do último show, o grupo encontrou-se com admiradores da música e do processo político cubano, num jantar organizado por professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Costafreda, Pompa e Diaz não saborearam o cardápio nordestino, que incluiu paçoca, carne-de-sol e suco de frutas regionais. Eles disseram estar indispostos e ficaram no hotel em que estavam hospedados, em Olinda (PE). Ali, telefonaram para um casal de professores de dança - o número do telefone ficou registrado no hotel - e, logo em seguida, um carro os apanhou. Costafreda, Pompa e Diaz levaram malas e instrumentos.

Santana e os outros membros do grupo - Armando Benitez, Ricardo Pena e Raúl Sanchez - disseram a Pereira não terem dado pela falta dos colegas ao chegarem ao hotel, na madrugada da terça-feira, porque eles ocupavam um outro quarto. Foram surpreendidos pela manhã, quando se preparavam para embarcar de volta a Havana, num vôo via Panamá. "Santana informou que eles estavam desaparecidos e disse que a hipótese mais provável é que eles não queriam voltar para Cuba", afirmou o produtor cultural. O Los Galanes apresenta-se para turistas em Havana Velha. Pereira fez contato com a Associação Brasil-Cuba Casa Gregório Bezerra, com sede na capital pernambucana, e com o Icap - que promove intercâmbio cultural entre os governos - para trazer o grupo.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194350/visualizar/