Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 10:19

    Imprimir


Pequim, 13 dez (EFE).- Três crianças morreram numa mina enquanto buscavam jade no noroeste da China, região que nos últimos meses tem recebido centenas de caçadores de fortunas devido aos altos preços que a pedra está atingindo no mercado chinês, informou hoje a imprensa estatal.

As crianças, estudantes cujas idades não foram reveladas, estavam numa mina de Hotan, uma das áreas de maior produção de jade, na região de Xinjiang.

Os pais das crianças denunciaram seu desaparecimento no fim de semana. Um dispositivo policial de busca nas áreas de produção de jade encontrou os seus corpos.

Hotan produz 300 toneladas de jade por ano, e o preço da pedra, quase sagrada para a cultura oriental, está em US$ 12.500 o quilo. Houve um aumento drástico nos últimos anos, devido à queda da produção.

Por causa dos altos preços, a região é o destino de muitos "caçadores de jade" de todo o país, especialmente nas margens do rio Yurungax.

O jade é há milênios um símbolo de riqueza da civilização chinesa. Nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, as medalhas para os campeões terão a pedra incrustada.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/194411/visualizar/